fbpx

Arautos do atraso

Print Friendly, PDF & Email

Como bem resumiu Mark J. Perry, autor do gráfico acima, “depois de permanecer relativamente estável durante 100 anos, as safras de milho nos Estados Unidos aumentaram em mais de seis vezes, de uma média de 27 alqueires por acre, entre 1886-1950, para um recorde de 171 alqueires por acre no ano passado. Esse aumento dramático só foi possível graças às melhorias significativas nas sementes geneticamente modificadas e híbridas de milho, nos avanços em fertilizantes e pesticidas, juntamente com a mecanização do campo.”

É emblemático que todos os avanços e melhorias acima mencionados sejam fortemente combatidos pela imensa maioria dos ambientalistas. Resta saber como eles fariam para alimentar 7 bilhões de pessoas sem isso. A propósito, será que eles já pararam para pensar no volume de terra agricultável que precisaríamos hoje, caso a produtividade da terra ainda fosse a mesma de 1950, e o catastrófico desflorestamento que isso poderia significar? Pensando bem, acho que eles não estão muito preocupados com nada disso…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Arautos do atraso

  • Avatar
    17/07/2015 em 3:32 pm
    Permalink

    No Brasil, o costumeiro é que alqueire seja medida de área, e não de volume. (1 saca de milho = 60 kg = 2,36210 bushels)

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo