fbpx

Banner-IL-40-web
Há 40 anos criando cursos e conteúdo de qualidade.
Banner-IL-40-Livros

Há 40 anos editando e traduzindo livros fundamentais.

Banner-IL-40-evento

Há 40 anos organizando eventos para promover as ideias da liberdade.

previous arrow
next arrow

Personalidades do IL

Nesta galeria você conhecerá um pouco da biografia de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da instituição.

Galeria dos Presidentes

Donald Stewart Jr.

Engenheiro civil, empresário e fundador do Instituto Liberal. Diretor-presidente da construtora Ecisa, publicou artigos em diversos jornais e foi afiliado a diversas instituições internacionais dedicadas à divulgação do liberalismo, como a Mont Pélerin, o CATO Institute, a Heritage Foundation, a Atlas Foundation, o Fraser Institute e o Liberty Fund. Uma tradicional premiação fornecida pelo instituto, o Prêmio Donald Stewart Jr., levou seu nome por muitos anos. Autor de livros como O Que é o Liberalismo? e A Organização da Sociedade Segundo uma Visão Liberal, ele também fez a primeira tradução de Ação Humana para o português.

Odemiro Fonseca

Formado pela Escola de Administração e Economia – AESP da FGV e pós-graduado pela Wharton School (EUA), tendo sido membro do Wharton Executive Board entre 1993 e 2014. Trabalhou por 18 anos no mercado financeiro e na área de consultoria e construiu uma longeva atuação empresarial nos setores de alimentação e construção civil. Além do Instituto Liberal, que assumiu para dar sequência à iniciativa criada por Donald Stewart Jr., com a realização de colóquios e coquetéis, também é membro fundador e gestor do Instituto Millenium.

Arthur Chagas Diniz

Formado em Engenharia Civil e Eletrônica pela Escola Nacional de Engenharia, atuou entre 1960 e 1964 como assistente do diretor comercial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de chefia em diversas empresas, como o de diretor executivo do Jornal do Brasil de 1987 a 1988. Organizou livros de crônicas e artigos de uma das principais referências intelectuais do Instituto Liberal, o professor Og Leme. Manteve a publicação de notas, análises de projetos de lei e uma revista oficial do instituto.

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestre em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal. Primeiro presidente do Instituto Rio Metrópole. Especialista do Instituto Millenium e membro do Conselho Editorial da Revista Mises, bem como presença ativa em inúmeras organizações e movimentos liberais brasileiros no século XXI. Em sua gestão, foi inaugurado o site contemporâneo, com atualização diária, o IL atuou como parceiro em eventos e foi organizado o e-book “Guia Rápido para o Pensamento Livre”.

Roberto Gomides

Bacharel em Administração na Escola Naval, especialista em Moderna Teoria Econômica pela The George Washington University, mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e tendo cursado microeconomia no Massachussets Institute of Technology, Secretário de Estado de Fazenda do Paraná empossado em 2019, após nove meses atuando como Subsecretário de Política Fiscal em Niterói, foi gerente de Controles Financeiros do Comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Sua gestão marcou o lançamento do curso de Escola Austríaca do economista Rodrigo Constantino.

Lucas Berlanza

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), editor dos sites “Sentinela Lacerdista” e “Boletim da Liberdade” e autor dos livros Lacerda: A Virtude da Polêmica e Guia Bibliográfico da Nova Direita – 39 livros para compreender o fenômeno brasileiro, bem como colaborador em diversas coletâneas e sócio honorário do Instituto Libercracia. Organizador do livro Introdução ao Liberalismo – feito pelo IL em parceria com a editora Almedina, representante do Instituto Liberal no projeto “Núcleo de Formação Liberal” e em outros eventos e palestras, organizador de II Conferências exclusivas do IL, ministrador do curso Liberalismo Raiz, entre outras iniciativas.

Personalidades

Figuras que, como diretores, apoiadores ou membros de corpo técnico, tiveram atuação histórica no Instituto Liberal.

Diretor acadêmico e esteio intelectual do Instituto Liberal por muitos anos. Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Sociologia e Antropologia Social, foi professor universitário de Economia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez o doutorado em Economia na Universidade de Chicago, onde foi aluno de Milton Friedman, Frank Knight, Gregg Lewis, George Stigler, entre outros notáveis representantes do pensamento liberal. Atuou na Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e no Ministério do Planejamento no governo Castelo Branco.

Filósofo, ensaísta, teólogo e professor colombiano naturalizado brasileiro. No Brasil, foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e lecionou em universidades da França, Estados Unidos e Colômbia. É professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, responsável pela formação de oficiais de alta patente e autor de mais de 30 livros. Doutor em Filosofia (área de Pensamento Luso-Brasileiro) pela Universidade Gama Filho (1982) e pós-doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron de Paris (1994-1996). Discípulo do grande historiador do liberalismo brasileiro, Antonio Paim. Foi ministro da Educação entre 2018 e 2019.

Graduado em Filosofia, mestre em Comunicação e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Departamento de Filosofia da UFRJ, coordenador do Centro de Epistemologia e História da Ciência vinculado ao PPGLM (Programa de Pós-graduação Lógica e Metafísica). Pós-doutor pela Università degli Studi di Siena. Tradutor de várias obras de filosofia, entre elas algumas de Bertrand Russell, e autor de diversos livros sobre Filosofia, especialmente sobre Filosofia da Ciência, Filosofia das Ciências Sociais e Epistemologia, bem como de artigos publicados em periódicos especializados e em revistas e jornais.

Formado em Direito e em Filosofia pela PUC-PR. Estudou Filosofia Social e História da Filosofia, em nível de pós-graduação, na Universidade de Louvain (Bélgica). Mestre em Filosofia na PUC do Rio de Janeiro e doutor na Universidade Gama Filho. Foi professor da Universidade Federal do Paraná, onde chegou a professor titular, aposentando-se nessa condição. Pertenceu também ao Corpo Docente da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, e do Colégio Interamericano de Defesa, em Washington, Estados Unidos. Desempenhou diversas funções oficiais, entre estas membro da Comissão Nacional de Moral e Civismo (1976-1980) e do Conselho Federal de Educação (1984-1988). Foi ainda professor dos cursos de pós-graduação em Filosofia e Direito, da Universidade Gama Filho, e do doutorado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Crítico literário, ensaísta, diplomata, sociólogo e cientista político brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. Aos 18 anos, Merquior passou a publicar artigos em sua coluna no Jornal do Brasil. Formou-se em Filosofia e Direito e construiu uma carreira na diplomacia, passando em primeiro lugar para o concurso do Instituto Rio Branco. Como diplomata, serviu em Bonn, Londres, Paris e Montevidéu. Foi Embaixador no México e Representante Permanente do Brasil junto à UNESCO. Autor de inúmeros livros, entre eles O Liberalismo Antigo e Moderno.

Economista, professor, escritor, diplomata e político, formou-se em Filosofia e Teologia em um seminário católico, seguindo a carreira diplomática após passar no concurso do Itamaraty. Formou-se em Economia pela Universidade George Washington e integrou a delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Juntou-se à representação do Brasil nas Nações Unidas em Nova Iorque, onde fez a sua Pós-Graduação em Economia pela Universidade de Colúmbia. No período em que permaneceu nos Estados Unidos, foi membro da delegação brasileira em diversas reuniões e conferências internacionais. Ministro do Planejamento no governo Castelo Branco, senador na década de 80 e ativista icônico das privatizações e das reformas liberais.

Diplomata e escritor, ocupou a posição de secretário-geral adjunto do Ministério das Relações Exteriores para a Europa Oriental e a Ásia, testemunhando a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Chinesa, e desempenhou a função de embaixador em Israel, Nigéria, Noruega, Equador, EUA, França e Polônia. Fundou a Sociedade Tocqueville e foi autor de inúmeras obras, como Psicologia do Subdesenvolvimento, Em Berço Esplêndido, O Brasil na Idade da Razão e O Dinossauro.

Formado em Administração de Empresas, fundou a empresa Localiza ao lado de Antônio Cláudio Brandão Resende. Ocupou ativamente a presidência da empresa, especializada em aluguel de automóveis, e foi secretário de Desestatização do Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Notório ativista e apoiador do movimento liberal brasileiro.

Presidente do Conselho do instituto Liberal por diversos anos e membro-fundador do Instituto Millenium (IMIL). Atua no setor financeiro desde 1997. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com MBA de Finanças pelo IBMEC. Constantino foi colunista da Veja e é colunista e comentarista de importantes meios de comunicação brasileiros, tanto impressos, quanto virtuais e radiofônicos. Conquistou o Prêmio Libertas no XXII Fórum da Liberdade, realizado em 2009. Tem vários livros publicados, entre eles: Privatize Já! e Esquerda Caviar. Lançou pelo instituto um curso de Escola Austríaca.

Cursou a graduação em História na UFRJ e realizou estudos nas áreas de História, Arqueologia, Paleografia, Filosofia, Teologia, Literatura, Economia e Ciência Política em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. É membro da Edmund Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas instituições de pesquisa. Atualmente é o editor responsável pela LVM Editora, além de vice-presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), gerente editorial do periódico COMMUNIO: Revista Internacional de Teologia, e pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal, nos EUA. É autor do livro “Russell Kirk: O Peregrino na Terra Desolada” (É Realizações, 2015), bem como de inúmeros artigos publicados em diferentes periódicos acadêmicos, de capítulos de livros e de verbetes de obras de referência. Foi assistente de Og Leme, entre 1996 e 2003, nas atividades intelectuais e culturais do Instituto Liberal.

Teve uma educação interdisciplinar no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, foi editor de opinião e editor contribuinte da revista Visão. Presente no IL em seus primeiros anos, ainda em 1983, lançou a ideia, então julgada impossível, de privatizar as estatais, projeto depois levado adiante por seu amigo Og Leme, ex-assistente de Roberto Campos na gestão do presidente Castello Branco e membro do Conselho Diretor do IL. De 1980 a 1985, participou do programa de tradução, para o português, das principais obras de filosofia política (Os Fundamentos da Liberdade; O Caminho da Servidão; e Direito, legislação e liberdade) do economista e filósofo F. A. Hayek. Em 2013, como parte de seu programa de doutorado em Estudos Internacionais (Filosofia, Política e Economia) pela Universidade de Buckingham, proferiu uma série de 18 palestras na Universidade Fudan, sediada em Xangai, China, que são a base de sua obra The China Lectures: Constitutional Reform in China: A Contribution to the Debate, que, traduzida para o tailandês, teve influência na elaboração da Constituição da Tailândia de 2016.

Investidor e empresário brasileiro, filho do migrante chinês Sheun Ming Ling, fundador da Olvebra e da Petropar, no Rio Grande do Sul. Envolvido em exportação, importação e negócios imobiliários, além de apoiador do Instituto Liberal, foi também o primeiro presidente do Instituto Liberal do Rio Grande do Sul, atual Instituto Liberdade. Entre outras iniciativas, adquiriu a marca do concurso Miss Brasil.

Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor pela Universidade de Chicago, Roberto foi professor de Economia da Universidade de São Paulo e da Escola de Pós-Graduação de Economia da Fundação Getúlio Vargas, além de possuir extensa carreira na área de Comércio Exterior. Presidiu o Comitê de Assuntos Internacionais da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (ABECE) e o Conselho de Comércio Exterior da Federação de Comércio do Estado de São Paulo. Foi Superintendente de Estudos e Pesquisas da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior e é autor ou coautor de diversos livros e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior.

Empresário brasileiro, presidente do Grupo Gerdau até 2006. Com forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado, foi fundador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e do Movimento Brasil Competitivo. É membro da Academia Internacional da Qualidade, da Academia Brasileira da Qualidade e integra o Conselho da Fundação Nacional da Qualidade. Nas áreas de educação e cultura, foi fundador e presidiu por 10 anos o Conselho de Governança do movimento Todos pela Educação e o Conselho da Fundação Iberê Camargo, é vice-presidente do Conselho da Fundação Bienal do Mercosul e integrante do Conselho da Parceiros Voluntários. Além do IL, chegou também a presidir o antigo Conselho dos Institutos Liberais.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, foi presidente do diretório acadêmico no complicado período após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Mestre em Economia pela EPGE-FGV, influenciado pelo pensamento do economista Mário Henrique Simonsen, doutorou-se Universidade de Chicago, onde conheceu Og Leme, foi professor da Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas e integrou o núcleo intelectual do IL em sua fundação.

Graduado em Engenharia metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia, fez seu mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e aperfeiçoamento em Programa de Desenvolvimento de Executivos de Alto Nível pela University Of Western Ontario School Of Business Administration. Tornou-se professor titular da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense e integrou o núcleo intelectual do IL em sua fundação.

Proprietário das lojas Arapuã, rede de lojas de tecidos originária de São Paulo. Diversificou os produtos comercializados em sua rede, iniciando com liquidificadores, e mais tarde voltou-se para o ramo de eletrodomésticos. Fez parte do Grupo Fenícia.

Presidente do Unibanco, foi muito atuante junto aos institutos liberais e chegou a dirigir o antigo Instituto Liberal de São Paulo.

Formado em Direito na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, foi um dos fundadores do Grupo Ipiranga, atuante no setor de investimentos em petróleo. Conhecido por comprar multinacionais, foi também suplente de senador no estado do Rio, conselheiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e consultor jurídico do Ministério da Aeronáutica.

Jornalista, Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRJ). Colaboradora do IL desde 1991, atuando em fundraising, marketing, edição de newsletters, do primeiro site e primeiros blogs do Instituto Liberal, bem como na função de tradutora da instituição.

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor do Departamento de Filosofia da UFRJ. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Análise Filosófica. Membro Fundador da Sociedade de Economia Personalista. Foi membro do Instituto Liberal e da Sociedade de Estudos Filosóficos e Interdisciplinares da UniverCidade.

Pular para o conteúdo