fbpx

A esquerda brasileira e os fundamentos econômicos

Print Friendly, PDF & Email
Já dizia Eduardo Jorge: “pode ser mais liberal, mais social democrata, mas a economia tem fundamentos. Temos que voltar aos fundamentos da economia. Tem que respeitar o tripé econômico, a regra de ouro de não gastar mais do que se arrecada, abrir o país para o exterior.”
 
Em 1980, a Nova Zelândia, que já havia sido uma rica nação, parecia ter perdido o caminho da prosperidade econômica, tornando-se um país relativamente atrasado (a renda per capita era igual à de Portugal e Turquia), estagnado e sem grandes perspectivas. A economia era engessada, fechada, protegida e ineficiente, até que, em meados da década de 1980, um governo de esquerda fez o inimaginável e adotou medidas contrárias a essa ideologia: austeridade monetária e fiscal, redução dos privilégios, abolição de várias tarifas protecionistas e, principalmente, forte redução da máquina pública.

Por algum motivo obscuro, a esquerda mundial resolveu adotar Portugal – atualmente governado pelo Partido Socialista – como exemplo de políticas econômicas de esquerda que deram certo e impulsionaram o crescimento.

Entretanto, há um problema: o atual governo de esquerda de Portugal não só manteve as políticas de austeridade de seu antecessor, como também, em alguns casos, as aprofundou.

Os gastos públicos foram reduzidos, o déficit caiu e os investimentos públicos desabaram. Várias burocracias foram abolidas e houve a anulação de milhares de leis, normas e decretos obsoletos e contraditórios. Antes, para abrir uma empresa era necessário conseguir 11 licenças ambientais. Agora, uma basta.

Para completar, o “superkeynesiano” e “anti-austeridade” governo de esquerda de Portugal reduziu o tamanho do setor estatal em relação à economia portuguesa ao nível mais baixo em uma década.

Por que no Brasil só temos Tabata Amaral e Eduardo Jorge como a única esquerda que respeita os fundamentos econômicos?

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo