fbpx

Bastiat: meios, fins e as conexões entre setores

Print Friendly, PDF & Email

Trataremos agora do mais importante economista da segunda geração da escola clássica francesa, Claude Frédéric Bastiat (1801-1850). A partir de elementos retirados de três autores que o influenciaram significativamente; a saber, Jean-Baptiste Say, Destutt de Tracy e Charles Comte, Bastiat compõe sua análise econômica.

Esse autor, porém, foi objeto de um fenômeno curioso, sem precedentes na história da disciplina: nunca houve outro escritor cujo status como economista teórico tenha sido negado explicitamente por tantos comentaristas. Assim como o economista mais importante da primeira geração da escola, Say, fora retratado como mero popularizador de Smith, Bastiat, o autor mais criativo da segunda geração, é representado apenas como um jornalista brilhante, conforme observamos na introdução deste trabalho.

Nesta seção, mostraremos que essa avaliação é fundamentalmente equivocada. Porém, como esse equívoco é bastante difundido, alteraremos um pouco a ordem usual de nossa exposição para apresentar logo de início uma avaliação da Economia de Bastiat, antes proceder com o exame mais detalhado de suas idéias.

Embora a leitura isolada de suas sátiras possa passar a sensação de que se tratam de meras ilustrações da teoria econômica clássica, a inspeção de sua obra como um todo revela que Bastiat não toma a teoria de seu período, em especial a doutrina da escola francesa, como algo dado, mas introduz alterações não negligenciáveis, alterações essas de caráter decididamente teóricas.

*Fragmento de:
Barbieri, Fabio. Escola Clássica Francesa: economia e estado. Tese de livre-docência. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2019.

fbarbieri@usp.br

Para ler o texto completo faça download do documento em PDF:

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo