fbpx

Queda do muro de Berlim: 16 fatos sobre a reunificação alemã

Print Friendly, PDF & Email

Hoje é aniversário da queda do Muro de Berlim, um dos momentos mais importantes da derrocada do bloco socialista no Leste Europeu. Para celebrar a data, resolvi trazer para vocês 16 fatos da reunificação alemã.

1 – Apenas 16 das 500 maiores empresas alemãs estão no Leste.

2 – Nenhuma delas está entre as ações no principal indicador da Bolsa de Valores de Frankfurt.

3 – Apenas 21 dos 500 alemães mais ricos moram no Leste.

4 – Logo após o final da Segunda Guerra, o PIB per capita da Alemanha Oriental era ligeiramente maior (103%) que o seu par no ocidente.

5 – Porém, em 1990 o PIB per capita do Oeste estava o dobro (18.000 USD) do Leste (9.000 USD).

6 – Vinte e cinco anos após a reunificação, os alemães no leste ainda ganhavam “cerca de dois terços do salário médio no oeste”.

7 – Em 2017, os salários na parte oriental da Alemanha ainda eram 20 por cento mais baixos do que na parte ocidental, de acordo com Tobias Buck do Financial Times.

8 – Não é coincidência que mais de 20 anos após a queda do Muro de Berlim, a produtividade fabril no que era a Alemanha Oriental era de apenas 73% de sua contraparte ocidental.

9 – Em 1990, o custo de uma ligação de três minutos de Berlim Ocidental para os Estados Unidos era de US$ 6,50, enquanto uma ligação de três minutos da Alemanha Oriental para os Estados Unidos custava US$28. (Valores da época)

10 – Os alemães orientais tinham uma escolha de carro: o Trabant ou, como o chamavam, “Trabbi”. Por anos, este veículo permaneceu praticamente inalterado.

11 – Vinte e cinco anos após a reunificação, os alemães no leste ainda gastavam 79% menos em bens de consumo do que seus colegas no oeste.

12 – Pelo menos 138 pessoas foram “mortas a tiros, sofreram acidentes fatais ou cometeram suicídio após tentativas fracassadas de fuga através do Muro de Berlim”, de acordo com o Centro de Pesquisa em História Contemporânea de Potsdam e o Memorial e Centro de Documentação do Muro de Berlim.

13 – Em 1980, a taxa de fertilidade na Alemanha Oriental era inferior a 1,5%, enquanto a taxa na Alemanha Ocidental era de cerca de 2,0%. (Atualmente não há diferença)

14 – Vinte e cinco anos após a reunificação, as propriedades na ex-Alemanha Oriental valiam a metade do valor das propriedades na ex-Alemanha Ocidental.

15 – Desde a reunificação alemã, o ex-Estado da Alemanha Ocidental transferiu cerca de US $ 2 trilhões em ajuda econômica para ajudar o ex-Estado da Alemanha Oriental em dificuldades.

16 – Em outubro de 2019, o desemprego na ex-Alemanha Oriental (6,4 por cento) ainda era maior do que a média nacional geral da Alemanha (5 por cento).

Apesar das ruínas do Muro de Berlim serem um símbolo do fracasso do experimento socialista e hoje nada mais é que uma atração turística, é interessante notar que passados 31 anos da queda do muro, os habitantes do Leste ainda sentem as consequências econômicas do regime socialista na região.

Que a história não se repita.

*Artigo publicado originalmente por Conrado Abreu na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo