fbpx

Prêmio DSJ 2012 a futuros Professores e Pesquisadores

Print Friendly, PDF & Email


LIGIA FILGUEIRAS *

Na sexta-feira, 29, o IX Prêmio Donald Stewart Jr. foi entregue, no Rio de Janeiro, aos autores dos melhores artigos publicados no Blog do Prêmio.** Um veio de São Paulo (mas é baiano), o outro é do Rio e o terceiro, de Pernambuco. Dois são estudantes de economia, o terceiro é doutorando em Ciência Política. Em comum, a vocação para a pesquisa e o magistério.

[Veja aqui quem são eles.]

Gabriel, Daniel e Dalson estão ansiosos pela viagem aos EUA. São grandes as expectativas sobre os seminários de que vão participar – os dois primeiros, do Summer Seminar Advanced Austrian Economics, da FEE – Foundation for Economic Education, em Irvington-on-Hudson, N. York; o terceiro, do Cato University, do CATO Institute, em Washington, D.C. Gabriel foi contemplado ainda com um tablet, pelo melhor comentário a artigo. 

O que esses jovens não podem medir é a emoção dos que os acolheram para a premiação – tanto dos membros da Comissão Julgadora quanto da equipe do IL e do patrocinador do Prêmio, Paulo Stewart.

Por trás da história do Prêmio, o entusiasmo e a fé de um homem empreendedor que ousou remar contra a maré do pensamento dominante no Brasil no início dos anos 80: Donald Stewart Jr., fundador do Instituto Liberal. Apesar de sua intensa atividade empresarial, Donald não mediu esforços para criar o que seria, então, uma instituição pioneira na disseminação das ideias liberais no Brasil. Ideias semeadas na raiz histórica dos EUA, que levaram aquele país à potência que hoje conhecemos (a despeito de retrocessos em sua história recente). Donald viu nos princípios liberais o caminho a ser seguido por uma sociedade que se deseja empreendedora, próspera; onde as chances de sucesso sejam uma possibilidade concreta para todos.

Gabriel, Daniel e Dalson são continuação dessa história. Dois deles tiveram o estímulo de Matheus Assaff, vencedor do Prêmio no ano passado, para participarem do Prêmio em 2012. Dalson terá a oportunidade de uma bolsa no Cato University graças à iniciativa do OrdemLivre.org, criado por outro vencedor do Prêmio, Diogo Costa, que recebe o apoio em Washington da Atlas Foundation onde está outra vencedora do Prêmio, Elisa Lucena Martins. Ideias têm consequências.

No almoço de confraternização, Daniel levou o pai; Gabriel convidou Matheus. À mesa, Paulo Stewart, Roberto Fendt (vice-presidente do IL), os diretores André Andrade (doador do tablet) e Rodrigo Constantino, e Ligia Filgueiras*.

Foi fundamental para esta premiação o interesse pessoal de Lawrence Reed, presidente da FEE – Foundation for Economic Education, com o apoio de Tsvetelin Tsonevski, diretor de Assuntos Acadêmicos da FEE; de Tom Palmer, diretor do Cato University e senior fellow do Cato Institute, e de Elisa Lucena Martins, hoje na Atlas Foundation como coordenadora de Relações Externas, assessorando Diogo Costa, do site OrdemLivre.org, no patrocínio do Prêmio. A FEE e o Cato Institute disponibilizaram três bolsas de seus Summer Seminars para o Instituto Liberal. A todos eles, o agradecimento do IL.

* EDITORA

** Só foram publicados os artigos selecionados pela Comissão Julgadora

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo