fbpx

Obama versus realização pessoal

Print Friendly, PDF & Email

THE INDEPENDENT INSTITUTE *

“Vocês não chegaram onde estão por conta própria.” A frase é do presidente Obama, dirigida a americanos de sucesso durante um discurso em Roanoke, na Virgínia, na última semana. Uma torrente de críticas foi a resposta que teve – e fez por merecer. A impressão que dá é que suas palavras têm o propósito de justificar impostos mais altos sobre os ricos. Se é esse o caso, elas pecam pela lógica.

Em recente artigo, John C. Goodman, pesquisador do Independent Institute, argumenta que se você não conquistou sua própria riqueza isso não quer dizer que o Tio Sam tem direito a ela.

“Se o lance de dados ou o giro da roleta estão a meu favor e não ao seu, não posso me defender dizendo que eu ‘mereço’ minhas vitórias ou que você ‘merece’ suas derrotas”, afirma Goodman. “Mas isso não quer dizer que você tem direito ao que eu ganhei.” A pura sorte não justifica a redistribuição coercitiva da riqueza.

Além do mais, a sorte pura não é o princípio central do funcionamento da economia de mercado; os rendimentos não são distribuídos aleatoriamente. “Na maior parte das vezes, eles não são resultado de sorte ou azar”, escreve Goodman. A renda de uma pessoa tende a refletir o valor econômico de sua contribuição à renda total gerada na economia. Os políticos que desejarem promover os pobres devem, portanto, se concentrar na remoção dos obstáculos no campo da educação, no social, econômico e regulatório que dificultam os pobres em empregarem sua capacidade para obter e se manter em postos de trabalho economicamente produtivos.

Em contrapartida, isso nos obriga a reconhecer o valor daqueles que tornam possíveis os empregos de alta produtividade. “Ao invés de ridicularizar e menosprezar as pessoas que criam empresas, o presidente deve entender o quão útil elas podem de fato ser”, conclui Goodman.

O artigo na íntegra está em Obama: There Are No Self-Made Men?.

Goodman é keynote speaker hoje** na Heritage Foundation, Washington, D.C.

*Publicado hoje** na newsletter The Lighthouse

 ** 25/07/2012

 

Fonte da imagem: Wikipédia
TRADUÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo