fbpx

Novo Presidente do Cato Institute

Print Friendly, PDF & Email

CATO INSTITUTE / LIGIA FILGUEIRAS*

Desde primeiro de outubro o Cato Institute tem novo presidente – John A. Allison, que dirigiu o Conselho Administrativo e foi presidente da BB&T.

Edward H. Crane, fundador e presidente do Cato Institute até a recente mudança, permanecerá na organização durante um período de transição, passando depois a consultor em fundraising do instituto.

“Como admirador de longa data do importante trabalho do Cato, estou ansioso para ingressar na equipe do Cato e ampliar o entendimento dos princípios da liberdade individual, do governo limitado, da economia de mercado e da paz que são os fundamentos de uma sociedade livre e próspera”, declarou Allison.

Em junho, o Cato chegou a um acordo de princípio para resolver ações judiciais propostas por Charles Koch e David Koch contra o Cato, seu presidente, e vários de seus diretores. Cláusulas do acordo incluem a mudança da estrutura de governança do Cato pela qual os acionistas elegiam o Conselho Administrativo; agora, na nova estrutura, o Conselho elege seus próprios sucessores que administram o Instituto. “Com a mútua resolução, agora podemos deixar de lado essas questões e voltar nossa atenção para o avanço da missão do Cato”, disse o Presidente do Conselho, Robert Levy.

Levy também destacou o significado do mandato de Crane no Cato.

“Este é um novo capítulo na história do Cato, mas também o fim de uma era. Desde a concepção do Instituto, Ed Crane teve um papel indispensável, como co-fundador, administrando e modelando o instituto de modo a que se tornasse uma das principais organizações de pesquisa do país.”

Crane estendeu os cumprimentos aos funcionários, diretores e doadores do Cato por seu contínuo apoio. Deu as boas-vindas a Allison, a quem descreveu como “um grande defensor da liberdade e uma excelente escolha para ampliar o sucesso do Cato como principal fonte apartidária, sem vínculos e independente, de perspectivas liberais em políticas públicas.”

Perfil de John A. Allison:

Antes de ingressar no Cato, Allison foi  Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo (CEO) da empresa BB&T, a 10ª maior empresa holding de serviços financeiros sediada nos Estados Unidos. Durante seu mandato como CEO de 1989 a 2008, BB&T cresceu de 4,5 bilhões para 152 bilhões de dólares em ativos. Foi considerado pela Revista Harvard Business como um dos 100 CEOs de maior sucesso do mundo da última década.

Allison recebeu o Prêmio Corning de Liderança Eminente, sendo conduzido ao Salão da Fama Empresarial de Carolina do Norte, e tendo recebido o Prêmio de Realização de Vida do American Banker. Foi Professor Eminente de Prática na Escola de Administração da Universidade Wake Forest e é membro no Conselho de Visitantes das escolas de Administração em Wake Forest, Duke, e UNC-Chapel Hill.

Allison graduou-se como Phi Beta Kappa na Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill. Recebeu o grau de mestre em Administração pela Universidade de Duke, e é também graduado em Atividade Bancária [Banking] pela Stonier Graduate School.

“Infelizmente, a maioria dos líderes empresariais não é de fato capitalista. São capitalistas clientelistas que procuram, de alguma forma, usar o governo para que conceda a eles uma vantagem especial. O Cato é um defensor do verdadeiro capitalismo, da verdadeira economia de mercado.” ___ John A. Allison

O novo Conselho de Administração do Cato é o seguinte:

  • John A. Allison, Retired Chairman & CEO, BB&T
  • K. Tucker Andersen, Director, Above All Advisors
  • Richard J. Dennis, President, Dennis Trading Group
  • William A. Dunn, PhD, President, Dunn Capital Management
  • Ethelmae C. Humphreys, Chairman, Tamko Roofing Products, Inc.
  • David H. Koch, Executive Vice President, Koch Industries, Inc.
  • Robert A. Levy, Chairman, Cato Institute
  • John C. Malone, Chairman, Liberty Media Corporation
  • Preston Marshall, President, MarOpCo Inc.
  • Nancy M. Pfotenhauer, Consultant, Washington, D.C.
  • Lewis E. Randall, Former Director, E*Trade Financial
  • Howard S. Rich, Chairman, Americans for Limited Government
  • Donald G. Smith, President, Donald Smith & Co., Inc.
  • Nestor R. Weigand, Jr., President, J.P. Weigand & Sons, Inc.
  • Jeffrey S. Yass, Managing Director, Susquehanna International Group, LLP
  • Fred Young, Former Owner, Young Radiator Company

 * EDITORA DO IL

O Cato Institute é uma organização de pesquisa de políticas públicas – um think tank – dedicada aos princípios da liberdade individual, do governo limitado, da economia de mercado e da paz. Seus pesquisadores e analistas conduzem pesquisa independente, apartidária, sobre um amplo elenco de questões de política pública. Sua base financeira provém de doações de pessoas físicas, fundações, empresas e parcerias e são dedutíveis de impostos nos limites da lei.

Fonte: Cato Weekly Dispatch, Cato Institute, em 06 de outubro de 2012.
Fonte da imagem: Cato Institute

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo