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As mulheres desempenham um papel importante no Vietnã – e elas querem ser ricas

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Em setembro de 2021, a Ipsos MORI realizou uma pesquisa representativa da população do Vietnã com 18 anos ou mais. Uma das perguntas da pesquisa foi “Para algumas pessoas, é importante ser rico. Quão importante, se é que é importante, é para você pessoalmente ser rico?” Em resposta, 39% dos entrevistados vietnamitas disseram que é “muito importante” que eles sejam ricos e até 37% disseram que é “relativamente importante”. Apenas 7% disseram que “não é muito importante” que eles sejam ricos, enquanto apenas 1% disse que “não é nada importante”. Expressando uma opinião neutra, 16% disseram que não é “nem importante nem sem importância” que eles pessoalmente sejam ricos.

No geral, 76% dos entrevistados vietnamitas concordam que ser rico é importante para eles. Isso se compara a uma média de apenas 28% nos países ocidentais (os EUA e a Europa), 43% no Japão e 50% na China. Ao mesmo tempo, o Vietnã é o único país pesquisado em que as mulheres são ainda mais propensas do que os homens a querer ser ricas: 80% das mulheres vietnamitas e 72% dos homens vietnamitas dizem que querem ser ricos. Em cada um dos outros 11 países onde a pesquisa foi realizada, mais homens do que mulheres dizem que ser rico é importante para eles.

Em Hanói, falei com Din Tuan Minh, o chefe de uma think tank privada. Ele destaca o papel fundamental que as mulheres desempenham na economia vietnamita. De acordo com uma pesquisa de 2019 de Grant Thornton, 36% dos executivos no Vietnã são mulheres, em comparação com 19% na Tailândia. No meu país de origem, a Alemanha, o número é de 29%. Em um perfil do Vietnã, o Neue Zürcher Zeitung, a principal folha de verificação suíça, escreveu: “Ao contrário das mulheres em outros países do Sudeste Asiático, a porta para todas as profissões e níveis de gestão está aberta para as mulheres vietnamitas.”

Enquanto estive em Hanói, dei palestras em várias universidades, incluindo a renomada NEU (Universidade Nacional de Economia) e a Universidade de Comércio Exterior. Na Universidade de Comércio Exterior, fui convidado para um workshop sobre a motivação para se tornar rico. De acordo com o diretor, 70% dos alunos são mulheres – e a proporção de mulheres acadêmicas que ensinam na universidade é igualmente alta.

No Vietnã, tudo isso foi alcançado sem ideologia feminista. Eu conheci Xuan Nguyen, uma empreendedora de 36 anos. Ela diz: “No Vietnã, é menos sobre exigir direitos para as mulheres e mais sobre fazer algo você mesma para ter sucesso como mulher. Não queremos depender de homens, queremos depender de nós mesmas”. Isso é algo que eu já tinha observado na China: os asiáticos, que são supostamente “coletivistas” de uma perspectiva europeia, são muito mais individualistas a esse respeito do que europeus e americanos. Eles não acham que você deve esperar que o Estado faça algo por você, eles acreditam que você deve fazê-lo sozinho. Eles não esperam mais igualdade das reformas legais e políticas; sua receita é lutar pessoalmente pela riqueza e pelo sucesso.

A própria Xuan é um bom exemplo: ela começou sua primeira empresa, uma cadeia de restaurantes que vende sanduíches (semelhante à Subway), quando tinha apenas 23 anos. Ela agora possui 12 restaurantes no Vietnã e 20 na capital sul-coreana, Seul. Uma vez que sua cadeia de restaurantes estava funcionando, ela começou uma cadeia de farmácias e, há três anos, uma editora de audiolivros, que desde então publicou 700 títulos.

Hoje, o Vietnã é o lar de sete bilionários. Este círculo rico ainda é dominado por homens, mas finalmente há uma mulher entre eles: Nguyen Thi Phuong Thao (nos EUA, em comparação, há apenas uma mulher entre os 20 indivíduos mais ricos, Alice Walton, e ela é uma herdeira). Nguyen Thi Phuong Thao nasceu em 1970 e está entre as 1.000 pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de US$ 2,4 bilhões, de acordo com a Forbes (setembro de 2022). Ela ganhou seu primeiro milhão aos 21 anos como estudante em Moscou vendendo máquinas de fax. Em 2011, ela fundou a companhia aérea de baixo custo VietJet Air. Ela tinha uma grande atração por marketing desde o primeiro dia. Em 2012, sua companhia aérea chegou às manchetes com comerciais que mostravam comissárias de bordo de biquíni. As comissárias de bordo poderiam escolher se preferiam voar em uniformes ou biquínis tradicionais, e a maioria optou pelo último. Nguyen Thi Phuong Thao diz que não tem problema com pessoas associando sua empresa a comissárias de biquíni: “Se isso faz as pessoas felizes, então estamos felizes”. Em resposta a alegações de que isso transforma as mulheres em símbolos sexuais, ela diz: “Se uma bela imagem ajudar nossos clientes a se sentirem felizes, sempre tentaremos o nosso melhor. Neste mundo, há muitos concursos de beleza onde as concorrentes usam biquínis … O biquíni mostra belas características. Nossa mensagem na VietJet é que fizemos isso em benefício da beleza e da felicidade.”

Em 2017, a empresa com sede em Saigon tornou-se pública e Thao se tornou uma bilionária. Além disso, a empreendedora investe no setor bancário (HD Bank) e no setor imobiliário, incluindo a posse de três resorts de praia.

A busca por riqueza não precisa ser de milhões ou mesmo bilhões. Mesmo em uma escala menor, muitas mulheres no Vietnã pensam em como podem ganhar um pouco mais de dinheiro, por exemplo, na economia paralela. Os produtos cosméticos geralmente são muito caros por causa dos direitos aduaneiros e impostos. Eu mesmo notei isso quando queria comprar spray solar em uma loja e tive que pagar o equivalente a 30 dólares por uma lata minúscula, muito mais do que na Alemanha. Meu intérprete Huong me explicou que muitas mulheres hoje compram produtos cosméticos da China ou dos EUA e depois os vendem online. O que elas estão fazendo era originalmente parte da economia paralela, mas desde então se popularizou e agora está sujeito a um imposto fixo de 7%.

Talvez a indicação mais clara do importante papel que as mulheres desempenham na sociedade vietnamita seja o fato de que não há grande confusão sobre isso, porque muitos simplesmente tomam como certo que as mulheres iniciam negócios e ocupam posições de liderança na economia. No entanto, ainda existem diferenças significativas entre homens e mulheres vietnamitas quando se trata do quão interessados estão em tópicos de finanças e investimento: um YouTuber de sucesso da cidade de Ho Chi Minh que faz vídeos sobre esses tópicos tem 250.000 assinantes e 75%, ele me diz, são homens, o que não é diferente da porcentagem que você encontrará na maioria dos portais financeiros na Europa e nos EUA.

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Rainer Zitelmann

Rainer Zitelmann

É doutor em História e Sociologia. Ele é autor de 26 livros, lecionou na Universidade Livre de Berlim e foi chefe de seção de um grande jornal da Alemanha. No Brasil, publicou, em parceria com o IL, O Capitalismo não é o problema, é a solução e Em defesa do capitalismo - Desmascarando mitos.

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