fbpx

Sobre a redução dos estímulos do governo americano e a hipocrisia brasileira

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

BernankeO Banco Central americano (FED) anunciou ontem que diminuirá gradativamente a terceira rodada de estímulo à economia americana. Pela rodada atual, o FED injeta mensalmente 85 bilhões de dólares na economia. A partir de janeiro passará a ser de 75 bilhões/mês e a tendência é de diminuição.

Essa situação era particularmente preocupante para o Brasil. Guido Mantega, nosso Ministro da Fazenda, ficou aliviado pois temia que o dólar disparasse. Com a redução gradual, o dólar também vai passar a se valorizar gradualmente.

Interessante notar que Mantega, ao afirmar que o fim das injeções de dólar fortalece a moeda e a economia americana e prejudica a brasileira está, ainda que sorrateiramente, admitindo que é bom para um país ter uma moeda forte e austeridade fiscal.

No entanto, na gestão da nossa economia, está fazendo exatamente o contrário, com o atual descalabro das contas públicas federais e a injeção ininterrupta de crédito no mercado.

O fato é que o Real só não se desvalorizou por completo porque o mundo está numa frenética competição para ver quem é o pior gestor econômico. Os EUA com seus gastos de previdência, guerras e Obamacare, a Europa com seu estado de bem estar social infinito e o Brasil com seu funcionalismo público e alto empresariado glutões.

Com a mínima manifestação de seriedade de qualquer governo estrangeiro, a economia brasileira fica exposta, recursos somem e o custo de vida cresce.

Um governo brasileiro que administrasse pensando no futuro veria o atual estado fiscal das principais potências como uma oportunidade única de ajustar as contas públicas e destravar a economia, recebendo grandes injeções de investimento para crescer de verdade, em ritmo acelerado e ao mesmo tempo sustentável.

Mas acho que isso é pedir demais para gente manifestamente hipócrita.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo