fbpx

Sobre a taxa de natalidade brasileira

Print Friendly, PDF & Email

A taxa de natalidade brasileira está em 1.7%. Para você ter uma ideia do que isso significa, segundo especialistas, a taxa necessária para a simples manutenção da população (não crescer, mas também não reduzir) é 2.1%. Já para o ano que vem, a população brasileira será menor do que a deste ano.

E a população está vivendo mais também. Eu sei que tem gente que discute se a nossa previdência é sustentável ou não, mas, com uma taxa de natalidade de 1.7%, nós temos um problema estrutural. Se ela é sustentável hoje (o que está aberto ao debate), ela não o será mais em breve.

Cedo ou tarde, vai chegar um administrador público que vai ser forçado a dizer “desculpa aí; o dinheiro acabou”.

Temos de reverter urgentemente isso. Ou incentivando os brasileiros a fazer mais filhos, ou incentivando o aumento da imigração. É muito difícil resolver com qualquer das duas alternativas.

Há muitos anos, o Brasil se tornou uma espécie de pólo repulsor de migração e, com o Estado falido e a inflação em dois dígitos, qualquer incentivo estatal (gasto público) para atrair imigrantes ou incentivar mais filhos é simplesmente delinquente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Paulo Emílio Borges de Macedo

Paulo Emílio Borges de Macedo

É Professor na UFRJ. Estudou Direito internacional no Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

Pular para o conteúdo