fbpx

Por que o plano de retirada de tropas do Afeganistão foi um fracasso?

Print Friendly, PDF & Email
Independentemente de você ser a favor ou contra a retirada de tropas do Afeganistão, ou acreditar que nem deveriam ter mandado tropas, o fato é que o plano de retirada foi um fracasso imenso desde o princípio.
Este plano, que Trump desenhou e Biden executou, é o fracasso total desse último ciclo presidencial no quesito de administração global americano.
O plano foi simplesmente sair do país e deixar para trás tudo e qualquer coisa. Não houve plano algum de refúgio para membros do governo afegão sustentado pelos EUA nos últimos 20 anos e estes foram abandonados para morrer em Cabul, não houve nenhum plano de remoção ou destruição de armas para evitar o uso pelos Talibãs; houve apenas uma atabalhoada retirada de tropas.

O plano inicial era de Trump e já estava em execução. Um terço das tropas já haviam abandonado o país em 2020, pleno ano eleitoral. Biden, vencedor das eleições passadas, no mínimo tinha a obrigação de revisar este plano, já que decidiu continuar com a ideia. Não o fez e produziu seu próprio Vietnã moderno.

Cabul virou Saigon, mas a diferença é que o Vietnã do Norte era uma nação reconhecida, estruturada e amparada. O Talibã era apenas um governo de teor nacionalista revolucionário teocrático, que agora, desamparado das relações exteriores há anos pelo caráter adquirido de organização terrorista, nem sequer teve reconhecimento como um país existente, mesmo após a tomada do poder

Em termos geopolíticos, basicamente existe uma terra de ninguém, não reclamada por Paquistão, Irã nem demais vizinhos comandada pelo Talibã, mas ninguém o reconheceu. E tudo isso graças a um desastrado plano de evacuação de tropas compartilhado pelos dois últimos presidentes americanos.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo