fbpx

Madame de Staël – um blog de Ricardo Vélez-Rodríguez

Print Friendly, PDF & Email

O Prof. Ricardo Vélez-Rodríguez*, colaborador do IL, tem novo blog sobre o pensamento liberal de Madame de Staël, os românticos e Alexis de Tocqueville.

Alexis de Tocqueville
Alexis de Tocqueville

Publicação mais recente: Tocqueville e as Relações Internacionais

‘O conceito de relações internacionais ocupa lugar importante na obra de Alexis de Tocquevillle. O pensador francês trata desse tema sob dois ângulos: do ponto de vista do dever ser da política internacional e do que concerne à realidade dos fatos. A sua concepção, diríamos, situa-se entre esses dois extremos da ponte de uma concepção estratégica, globalizante e rica. Trata-se, portanto, de uma construção dialética, típica do modo de raciocinar dos doutrinários. Ora, encontramos essa tensão em Madame de Staël, em Constant de Rebecque, em Guizot, em Royer Collard. Tocqueville, embora os supere do ângulo do seu compromisso claro com a democracia e com a derrubada conseqüente de toda ordem de privilégios, conserva, no entanto, a inspiração do pensador/homem de ação, que não abre mão de fundamentar filosoficamente os seus pontos de vista, mas que, por outra parte, não pretende ficar no mundo pacífico da teoria, mas acha que o seu compromisso fundamental é de ordem histórica, no sentido de ajudar a transformar as instituições políticas, na busca de formas mais humanas de convívio social.’

[Siga o blog.]

.

* PROFESSOR UNIVERSITÁRIO e pesquisador na área de história das ideias, teoria do conhecimento, cosmologia e filosofia política.

.

IMAGEM: BLOG MADAME DE STAËL
EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo