fbpx

A concorrência por colaboradores nas empresas

Print Friendly, PDF & Email

No atual cenário corporativo, as empresas têm se deparado com um desafio cada vez maior: a necessidade de atrair e reter talentos qualificados. Em um mercado de trabalho competitivo e em constante evolução, os profissionais com maior expertise técnica têm mais opções do que nunca. Nesse sentido, as organizações estão precisando passar por transformações significativas para se tornarem mais atrativas no mercado. Essa mudança não se resume apenas a oferecer salários competitivos, mas também engloba aspectos, como cultura organizacional, desenvolvimento de carreira, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e a promoção de um ambiente saudável e inclusivo.

Assim, uma cultura organizacional forte e saudável é um diferencial para atrair talentos. Os profissionais de hoje procuram empresas que compartilhem de seus valores e propósito, em que possam se sentir engajados e parte de algo maior. Empresas que valorizam a transparência, a colaboração, a diversidade e a inclusão estão conquistando a atenção dos melhores talentos. Além disso, uma cultura que promova a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional também é extremamente atrativa, uma vez que os colaboradores estão em busca de oportunidades de crescimento e evolução em suas carreiras.

Outro aspecto fundamental para tornar as empresas atrativas é o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Os colaboradores valorizam cada vez mais a possibilidade de conciliar suas responsabilidades profissionais com sua vida familiar e pessoal. Empresas que oferecem flexibilidade de horários, opções de trabalho remoto e programas de bem-estar têm se destacado nesse sentido. Essas iniciativas permitem que os profissionais tenham uma melhor qualidade de vida, reduzindo o estresse e promovendo o equilíbrio entre todas as esferas de suas vidas.

Além disso, um ambiente de trabalho saudável é essencial para atrair e reter talentos. As empresas estão investindo cada vez mais em programas de saúde e bem-estar, como espaços de lazer, academia corporativa, programas de mindfulness e iniciativas voltadas para a saúde mental. Além disso, a promoção de uma comunicação aberta e transparente, o incentivo à colaboração e o reconhecimento dos esforços dos colaboradores também são fatores que contribuem para um ambiente de trabalho positivo. Essas iniciativas demonstram o cuidado e a valorização dos funcionários, aumentando sua motivação e satisfação.

Esse conjunto de estratégias, muitas vezes almeja reconhecimento como um “Great Place to Work”, que pode atrair candidatos talentosos que desejam trabalhar em um ambiente saudável, colaborativo e com oportunidades de crescimento.

Essa busca pela atratividade visa a conquistar os melhores talentos, fomentar a produtividade e a inovação e construir uma imagem positiva no mercado. Isso significa que hoje as empresas possuem como desafio além da estratégia de negócios, gestão financeira, inovação e adaptação, relacionamento com clientes, marketing e gerenciamento de riscos, há um novo campo de batalha para as empresas: a concorrência por talentos.

Não basta trazê-los, é preciso retê-los, e quando isso não ocorre, gasta-se tempo, energia e dinheiro com um capital humano que, ao ficar pouco tempo, rende muito menos do que o potencial. Ou os gestores entendem esse caminho, ou as empresas poderão ficar bem mais longe de seus objetivos.

*Artigo publicado originalmente no site do autor.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo