fbpx

Congresso do Brasil apova projeto de lei dos royalties do petróleo

Print Friendly, PDF & Email

BBC NEWS*

Pré-sal: poço Tupi, Rio de Janeiro

O Congresso do Brasil aprovou um projeto de lei que designa todos os royalties de campos de petróleo recém-descobertos à Educação e à Saúde. O projeto de lei, que já havia sido aprovado pelo Senado, foi aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira. A iniciativa faz parte de uma das várias reformas propostas pela presidente, na sequência dos protestos desencadeados por um aumento nas tarifas de transporte.

Depois de assinado pela presidente, a lei deverá entrar em vigor no próximo ano. De acordo com a resolução, 75% dos royalties de perfuração que o governo brasileiro receber dos campos de petróleo na chamada camada do “pré-sal” devem ser investidos na Educação e 25% na Saúde. A área do pré-sal é assim chamada porque o petróleo e o gás estão abaixo de milhares de metros de água, rocha e sal da costa brasileira.

As manifestações que abalaram o Brasil em junho foram provocadas por aumentos de tarifas de transporte, mas rapidamente abrangeu outras questões, incluindo o custo de organizar a Copa de 2014 e a corrupção. Quase sempre os protestos terminavam em  confrontos entre a polícia e os manifestantes.  

*  Clipping da  PLATFORM FOR GLOBAL CHANGE

 

TRADUÇÃO / EDIÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS
IMAGEM: WIKIPÉDIA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo