fbpx

Como construir a opinião pública

Print Friendly, PDF & Email

 

ARTHUR CHAGAS DINIZ*

Desde o início da campanha que lançou a Petrobras onde todos os cidadãos foram, compulsoriamente, transformados em acionistas, boa parte dos brasileiros ignora que o petróleo é uma “commodity” como são a soja, o minério de ferro e outras tantas mercadorias. “O petróleo é nosso” é uma bandeira que sempre nos obrigou a comprar gasolina e diesel a preço político.

Governantes brasileiros ignoram totalmente os preços internacionais do óleo – para baixo ou para cima – e politizaram os combustíveis. Os resultados da Petrobras sempre foram um mistério. Não raro, ex presidentes e ex diretores enriquecem muito além de suas(s) eventual(ais) poupança(s) salarial(is). Mas, além disto tudo, a Petrobras – que já foi obrigada a concorrer para exploração de novos poços marítimos de petróleo – teve e vem tendo, como acontece com todos os que prospectam ou exploram no mar, problemas com vazamentos.

Recentemente, houve um verdadeiro escândalo com um vazamento de um poço da Chevron no qual a empresa é sócia da Petrobras. O vazamento foi transformado em um escândalo. Nesta semana, a Petrobras informou o segundo vazamento consecutivo na mesma região, em campo vizinho ao explorado pela Chevron. A ANP – Agência Nacional do Petróleo não fez escândalo e tem tratado do assunto como um risco normal do trabalho exploratório. A ANP pouco se pronunciou. Também, pudera: a diretora-geral da Agência, Magda Chambriard, é funcionária (aposentada) da Petrobras. A opinião pública, neste caso, não precisa de satisfações nem o explorador (a Petrobras), de advertência. Fica tudo em casa.

 

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

N.E. –  Em tempo:

Petrobrás diz que não houve vazamento de óleo no litoral do estado do RJ

Vazamento no Campo de Roncador não é de petróleo, diz Petrobras

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo