fbpx

Carne, frango e inflação

Print Friendly, PDF & Email

flangoxadlezEm período eleitoral os governantes e políticos em geral se esforçam para nos trazer frases e sugestões inacreditavelmente engraçadas de tão tolas e sem fundamento. A grande tirada de quarta-feira foi do Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazendo, Márcio Holland. Segundo o Secretário, o brasileiro deveria substituir o habitual consumo de carne por substitutivos protéicos, como carne de frango e ovos (se eu fosse esquerdista veria nessa declaração uma clara discriminação contra os pobres peixes, um verdadeira “piscifobia”), pois isso ajudaria a combater a inflação.

Eu achei a frase tão absurda que me dei ao trabalho de pesquisar o currículo lattes do Secretário, e me surpreendi. Pós-Doutor em Economia por Berkeley, professor de FGV, e por aí vai. Então não é por falta de conhecimento que tal frase foi proferida, mas não custa nada relembrarmos.

O que causa corrupção é a desvalorização da moeda a partir da expansão da base monetária, notadamente usada para a concessão de crédito barato sem lastro (normalmente através de bancos públicos e sempre com suporte do Banco Central) e para o pagamento de despesas correntes do Governo. Ou seja, o culpado direto pela inflação é o Governo.

Obviamente, o Governo nunca se declarará culpado, preferindo buscar bodes-expiatórios como o empresariado. Dessa vez, o “bode” está sendo vaca (por mais irônico que isso seja), pois o setor de pecuária bovina estaria “superexplorando” o povo. É mais uma mentira cruel vendida para a população para tentar esconder os erros de gestão praticados pelos governantes.

Se há uma necessidade constante da população em consumir proteínas e os consumidores passarem a consumir frango e ovos ao invés de carne, é evidente que em curto prazo o preços desses produtos também subirá, a não ser que haja uma grande concorrência e excedente de ambos, o que parece improvável dentro de um cenário econômico de falta de investimentos e altos custos de infraestrutura e tributação.

Alta de preços circunstancial em um setor econômico não significa inflação. Inflação é uma alta geral de preços, fruto das políticas monetária, financeira e fiscal citadas. Trocar carne por frango não é combater a inflação. O que pode dar certo é trocar governantes fiscalmente irresponsáveis por responsáveis. Qualquer pós-Doutor em economia deveria saber disso.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo