fbpx

Ainda existe escravidão no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

impostosescravos

Recentemente tivemos a comemoração dos 20 anos da criação dos grupos móveis de fiscalização contra o trabalho escravo no Brasil, destinado a reprimir a escravidão privada moderna, que é mais branda que a escravidão privada antiga, pois enquanto esta era baseada em contratos e direitos de propriedade, aquela é baseada em servidão por dívida. Ambas são, sem dúvida, moralmente condenáveis e devem ser extirpadas da vida social brasileira, sempre, é claro, rogando-se pela criação de um arcabouço jurídico claro que defina o que é ou não é condição análoga à escravidão.

Isto posto, e louvando o trabalho dos fiscais contra a escravidão privada, vou comentar hoje sobre outro tipo de escravidão igualmente condenável do ponto de vista moral: a escravidão pública.

Robert Nozick já fez o seguinte exercício: na escravidão privada clássica, 100% da produção econômica do escravo é destinada a seu senhor. Mas isso é impossível, pois o escravo tem custos, o que significa que nunca há completa transferência de  recursos do escravo para o senhor. Sendo baixa a produtividade do escravo, vamos chutar que o senhor fica com 80% do que o escravo produz, e isso de maneira absolutamente violenta.

Nozick então cria o exemplo de um senhor que também rouba violentamente aquilo que é produzido pelo escravo, mas sendo mais benevolente, toma apenas 60% do que o escravo produz. Outro, mais benevolente ainda, toma 50% apenas, e assim sucessivamente.

Então Nozick pergunta: em que nível de exploração violenta o escravo deixa de ser escravo? 40%? 30%? 20%? Cada um tem sua resposta.

Agora vamos pro caso brasileiro. De acordo com o IPEA, um brasileiro que ganha até 2 salários mínimos por mês paga 56% do que ganha em tributos, normalmente indiretos, ou seja, tributos que ele não vê que está pagando, por estar embutido nos preços dos produtos, mas que o pobre não tem condições de fugir. Esse pagamento é cobrado com violência, de forma que o cidadão não tem como resistir à sua realização.

56% de expropriação violenta caracteriza escravidão? Se fosse um caso de escravidão privada, sem dúvida que sim. E por que essa violência, praticada pelo Estado brasileiro contra seu cidadão pobre, é aceito como prática democrática? Me parece claro que não existe legitimidade na escravidão, seja de que matiz for, mas, no Brasil, a escravidão pública é justificada, desde que nosso senhor de engenho faça promessas de serviços públicos que nunca cumpre, pela sua própria natureza de senhor.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo