fbpx

Agenda Liberal: a Meritocracia

Print Friendly, PDF & Email

Na última edição, a Agenda Liberal propôs: Responsabilizando os administradores públicos** A seguir, o 14º segmento, que encerra a série.

FRANCISCO LACOMBE *

Em relação ao sexto item: a inexistência de relação entre os resultados alcançados e a receita obtida,

Proposta: instituir a meritocracia e a competição e premiar os vencedores

Esta solução exige que seja instituída uma competição entre os órgãos do próprio Estado, uma vez que ele é quase sempre monopolista. A comparação de resultados deve ser feita internamente.

É sempre possível comparar os resultados de vários órgãos semelhantes e instituir prêmios para os que revelarem maior produtividade e maior capacidade para atingir as metas estabelecidas. A receita das unidades assim aferidas iria variar de acordo com os resultados alcançados.

Quando houver uma empresa privada prestando um serviço semelhante, a avaliação fica mais fácil.

Para as escolas existe a solução idealizada por Milton Friedman: em vez da prefeitura ou estado proporcionar o serviço a todos, ela distribuiria vouchers para as famílias das crianças em idade escolar, que seriam usados para pagar as escolas, fossem elas públicas ou privadas.

No caso das escolas privadas, seria necessário, em alguns casos, complementar os vouchers com um pagamento adicional. O valor desses vouchers seria creditado na conta corrente das escolas, que teriam certa autonomia para gerir os recursos.

As escolas públicas de qualidade muito ruim perderiam alunos e recursos financeiros, em detrimento das que tivessem melhor qualidade. Estaria, assim, instituída a competição, indispensável para melhorar os resultados.

* PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO

 

** Temas anteriores: O que é o LiberalismoPor que o Liberalismo é mais eficiente ; Soluções NegociadasO tamanho do EstadoOnde o risco econômico é maiorProposta para um Estado menor e mais eficienteA influência da política nas decisõesUma poposta para a falta de continuidade administrativaA redução de um Estado obesoPor que não se privatiza?Corte drástico na burocraciaCombate à corrupçãoResponsabilizando os administradores públicos.

 

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo