fbpx

Agenda Liberal: a influência da política nas decisões

Print Friendly, PDF & Email

Na última edição, a Agenda Liberal apresentou uma proposta para um Estado menor e mais eficiente ** A seguir, o 7º segmento da série.

FRANCISCO LACOMBE *

Quanto ao segundo problema levantado, a necessidade de acomodar as opiniões e o apoio de várias camadas representativas da população

PROPOSTA: DIMINUIR A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA NAS DECISÕES

Sempre haverá influência política nas decisões. Mesmo nas empresas privadas, em escala muito menor do que no setor público, as influências políticas são inevitáveis. No entanto, elas podem ser diminuídas de várias formas, por exemplo:

  • Exigindo competência técnica específica para o exercício da função mesmo no caso das nomeações políticas;
  • Aumentando o número de funções preenchidas exclusivamente em função do mérito e da competência técnica;
  • Explicando à sociedade os motivos de algumas decisões impopulares, mostrar que remédios amargos levam à cura das doenças e que, às vezes, é inevitável sacrificar o curto prazo em benefício do longo prazo.

É preciso acabar com o loteamento da administração pública pelos correligionários para assegurar os votos necessários na Câmara e no Senado.

Não será fácil conseguir isto. É preciso forte liderança por parte do Presidente da República e dos principais ministros.

Não adianta apenas legislar sobre o assunto: não se muda um país por decreto, muda-se através da educação de toda a população e do estabelecimento de um clima de seriedade, de honestidade e de confiança nos poderes públicos e nos políticos.

Esse clima permitirá o apoio político às propostas do governo independente das nomeações e será um importante aliado para fortalecer a liderança.

* PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO

Na próxima edição: uma proposta para A FALTA DE CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA

** Temas anteriores: O que é o LiberalismoPor que o Liberalismo é mais eficiente ; Soluções NegociadasO tamanho do EstadoOnde o risco econômico é maiorProposta para um Estado menor e mais eficiente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo