Quadragésimo terceiro mês do NFL: Immanuel Kant

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste, Instituto Libercracia e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal, Frédéric Bastiat, Benjamin Constant, Raymond Aron e Isaiah Berlin. Na temporada de 2024, estudamos o tema “História do autoritarismo no Brasil”, a Constituição brasileira de 1824, as distopias, Karl Marx e David Hume. Para o mês de julho, em encontro adiado para o começo de agosto, estudou-se o pensamento de Immanuel Kant (1724-1804).

01/08 – A Metafísica dos Costumes  – Princípios metafísicos da doutrina do Direito, Introdução à Doutrina do Direito, Direito privado, Direito público (Trechos selecionados)– Para a Paz Perpétua (Obra completa) – (Immanuel Kant) – 20h 

O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal), Josesito Padilha (Instituto Liberal do Nordeste) e João Martins, diretor do Instituto Escafandristas e especialista na obra de Immanuel Kant. Versou-se sinteticamente sobre a contribuição essencial de Kant à trajetória da Filosofia, demarcando, como se costuma dizer, uma “revolução copernicana” no pensamento moderna ao situar no sujeito os condicionantes da experiência para a discussão das possibilidades de conhecimento, superando a polarização teórica entre Racionalismo e Empirismo.

Conceitos centrais da obra kantiana, como “fenômeno”, “númeno” (ou “coisa em si”), “imperativo categórico” e “imperativo hipotético” – bem como suas aplicações morais à revolução e ao ato de mentir -, entre outros, foram abordados, mas o enfoque, dada a vastidão da filosofia do autor e sua complexidade de implicações, foi a aplicação política de suas ideias, notadamente suas compatibilidades com o pensamento liberal.

Nesse sentido, enfatizaram-se a força da ideia de liberdade para Kant; sua defesa do sistema representativo, do constitucionalismo e do Estado de Direito; sua simpatia com Adam Smith e com o mercado como uma força promotora da paz; seu contratualismo, similar ao lockeano, bem como sua afinidade com a divisão de poderes de Montesquieu; sua consagração do direito de propriedade na sociedade civil; sua visão acerca da relação entre os Estados, entre outros diversos temas.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo