fbpx

Coleção Clássicos do Mundo Livre

Print Friendly, PDF & Email

A coleção reúne clássicos do pensamento liberal que o Instituto Liberal, em parceria com a Atlas Network, julgou necessário disponibilizar ao público de forma mais acessível. O projeto contemplou a doação de exemplares a universidades e parlamentares, em distribuição coordenada com o Students For Liberty Brasil e o Instituto Livre Mercado.

CUSTO E ESCOLHA

Como parte do propósito de fortalecer a presença da Teoria da Escolha Pública no Brasil, o Instituto Liberal oferece esta reimpressão da edição em português publicada originalmente em 1993 pelo antigo Instituto Liberal de São Paulo. O livro procura descrever o conceito de custo de oportunidade, mostrando o quanto ele pode ajudar a dirimir questões que surgem no campo das políticas públicas. Subsidiariamente, permite ao leitor um vislumbre da história das concepções sobre esse tema tão fundamental para a compreensão das ações e decisões humanas.

Para adquirir ou comprar o livro em formato e-book, clique aqui. Para comprar o livro em formato impresso, clique aqui.

 

 

O CÁLCULO DO CONSENSO

Orgulhosamente, o Instituto Liberal publica a primeira edição em português da obra fundamental da Teoria da Escolha Pública, elaborada por seus ícones James Buchanan e Gordon Tullock. O livro apresenta os princípios desta linha de pensamento que aplica ferramentas da Economia para compreender questões palpitantes da ciência política. Os autores ofereceram neste trabalho um estudo aprofundado do problema dos sistemas de escolha no cenário político e um intrépido desafio à ideia de que as autoridades do Estado são movidas pelo altruísmo e o desejo do “bem público”. O Cálculo do Consenso é literatura de presença indispensável para nossos estudantes.

Para adquirir ou comprar o livro em formato e-book, clique aqui. Para comprar o livro em formato impresso, clique aqui

 

 

DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA

A obra clássica de Alexis de Tocqueville, vindo à luz no século XIX, é um tratado sociológico, construído com base em observações diretas, acerca dos Estados Unidos da América daquela época. Tocqueville reflete sobre as condições específicas do regime democrático ali instalado e o que se pode aprender com elas para lidar com o espírito de “nivelamento” e igualitarismo em ascensão no mundo. O Instituto Liberal oferece uma edição condensada deste trabalho que é referência indispensável às reflexões liberais, com o propósito de provocar o desejo do aprofundamento na bibliografia do grande escritor francês.

Para adquirir ou comprar o livro em formato e-book, clique aqui. Para comprar o livro em formato impresso, clique aqui

 

 

AREOPAGÍTICA

Antes mesmo de nomes como John Locke e Adam Smith, o brado pela liberdade, ainda que não exatamente dentro das conformações modernas do liberalismo, já se fazia ouvir. Este manifesto do notável poeta e pensador John Milton, no século XVII, é um dos mais brilhantes testemunhos dessa verdade. Apesar de antigo, o texto permanece um apelo extremamente atual pela preservação de liberdades primordiais: a de expressão e a de consciência. O Instituto Liberal lança esta edição na esperança de que o brado de John Milton contra a arrogância censora continue a ecoar em tempos em que ainda é tão necessário.

Para adquirir ou comprar o livro em formato e-book, clique aqui. Para comprar o livro em formato impresso, clique aqui

 

 

DESOBEDIÊNCIA CIVIL

Escritor, poeta, naturalista, pesquisador e crítico veemente da escravidão, Henry David Thoreau (1817-1862) foi um pensador influente sobre libertários, anarquistas e personalidades como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr. e Liev Tolstói. Este ensaio, publicado em 1849, foi escrito após sua prisão por se negar a pagar impostos para financiar a guerra contra o México. O texto é um marco na defesa da desobediência civil, uma forma de protesto pacífica contra as decisões e imposições governamentais, e por isso é um clássico das ideias políticas modernas.

Para adquirir ou comprar o livro em formato e-book, clique aqui. Para comprar o livro em formato impresso, clique aqui

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo