fbpx

Inflação alta é culpa dos “empresários gananciosos”?

Print Friendly, PDF & Email

Já repararam que, sempre que a inflação dispara, os esquerdistas adoram culpar “empresários gananciosos” pelo fenômeno?

Recentemente me deparei com a seguinte frase no Twitter de um perfil intitulado “LULA PRESIDENTE”: “Sempre refleti sobre ESSA TAL INFLAÇÃO como o superávit da exploração dos empresários para sequestrar e ampliar lucros (acumulação)”.

O sujeito em questão não está só, sendo sua ignorância ecoada também na política e na academia. O professor universitário Richard D. Wolff também soltou a seguinte pérola: “A inflação acontece quando os empregadores aumentam os preços. Se os funcionários não puderem aumentar seus salários de forma rápida e igual, eles pagarão menos, reduzindo seus padrões de vida. A inflação é uma guerra de classes. Se permitirem, os funcionários perderão”. Em novembro, a senadora americana Elizabeth Warren culpou as gigantes do petróleo pelo aumento no preço dos combustíveis.

Claro que culpar a ganância de empresários pela inflação não faz o menor sentido. Empresários são gananciosos por quererem aumentar seus lucros? Claro! Mas é só o empresário que é ganancioso? Claro que não. Após acabar com o Teto de Gastos, Bolsonaro deu aumento aos policiais, o que gerou uma revolta em outras categorias do serviço público. Essa turma está sendo tão gananciosa quanto o empresariado. O ser humano é ganancioso por natureza.

As empresas não são mais ou menos gananciosas ou focadas no lucro do que eram no ano passado. Ou no ano anterior. Ou há 20 anos. Simplesmente não há razão para acreditar que de repente os empresários se tornaram mais gananciosos este ano e, por isso, a inflação disparou. Por essa lógica, quando a inflação está baixa, é porque os empresários estão menos gananciosos. Tem algum sentido nisso?

A inflação está alta porque os governos ao redor do mundo imprimiram dinheiro como se não houvesse amanhã para fazer a economia “pegar no tranco” durante a crise da COVID. Nos EUA, por exemplo, o índice inflacionário está o mais alto desde a década de 80. Na Europa, este número é o maior dos últimos 30 anos. No Brasil, temos a segunda maior inflação desde o Plano Real.

Mais dinheiro no mercado com a mesma quantidade de produtos e serviços disponíveis é igual a inflação. Ninguém precisa ser PhD para entender isso.

*Artigo publicado originalmente por Conrado Abreu na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo