fbpx

Frase do dia

Print Friendly, PDF & Email

“A noção de que a igreja, a imprensa e as universidades devem servir ao estado é essencialmente uma noção comunista. Em uma sociedade livre, estas instituições devem ser totalmente livres – que equivale a dizer que sua função é servir de contrapesos em relação ao estado”. Alan Barth

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Frase do dia

  • Avatar
    11/03/2015 em 11:36 am
    Permalink

    O pensamento de Barth é perfeito, lúcido e sempre atual. Conde Montalembert (festejado escritor francês do século XIX) expressou em sentido similar: “Enquanto menos solidária se faz a Igreja de um poder qualquer, enquanto menos solicita seu apoio, mais forte e popular aparece ante as sociedades modernas”. O mesmo se aplica, por analogia, à imprensa e à universidade, instituições que dependem vitalmente da sua total autonomia, a fim de tornar uma sociedade literalmente livre de pressões espúrias. Todavia, não é o que ocorre na realidade antiga e hodierna, constituindo-se no maior erro de democracia a interdependência e a odiosa interferência entre elas. A sociedade humana, capciosamente, confunde as forças sociais mesclando-as com os interesses privados, donde a prova da minha tese: o homem é, efetivamente, um “produto mal-acabado” (J.Koffler, 1976).

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo