fbpx

SUS animal é coisa de anta

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

Acabo de ler a inacreditável notícia que o Dep. Rodrigo Maia, do DEM, o partido supostamente liberal do Brasil, pretende criar o SUS Animal com dinheiro do Ministério da Saúde. Isso é simplesmente muito errado.

Para começar, isso não parece ser coisa de quem realmente gosta de animais. Pessoas que amam e cuidam dos animais não gostariam de ver os bichos sendo tratados tal como ocorre com os pobres brasileiros nos hospitais públicos.

Partindo para uma análise mais séria, a socialização da saúde já é uma catástrofe para humanos, e não vale a pena estender um sistema falido também para animais. O SUS funciona com a lógica da verba, ou seja, quanto pior o serviço, maior a pressão social por melhorias e mais dinheiro entra ali. Daí porque os incentivos naturais do SUS são para que o serviço piore, e não melhore.

Sem contar outros incentivos também ruins, como dinheiro público fixo independentemente da contrapartida, estabilidade de funcionários, que recebem bem e não podem ser demitidos em condições normais, e daí por diante.

O sério debate público que deveríamos estar travando é pelo fim do SUS para todos, buscando soluções (como vales-saúde) para amparar os pobres que são mal atendidos por esse sistema único torpe, e não querer estendê-lo.

Vamos ter, portanto, mais um grande escoador de riquezas sociais.

Nesse sentido, como qualquer pessoa minimamente racional sabe, recursos são escassos, e recursos públicos são mais ainda, e querer retirar do sistema público de humanos para dar para animais é coisa de gente desalmada mesmo. A população pobre precisa entender que um real a mais em um hospital veterinário é um real a menos em um hospital de gente.

Deve se levar em consideração também que dinheiro na prevenção de saúde humana tem uma externalidade positiva para todos, que é o combate a endemias, coisa que ocorre em bem menor escala no caso de animais.

No final, é uma escolha pública relativamente simples a ser feita: gastar dinheiro público com cachorro é não gastar com uma criança carente.

Eu sou humano o suficiente para preferir salvar a vida de uma criança pobre do que a de um animal. E você?

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo