fbpx

Povo fluminense: Lula merece ser condecorado Cidadão do Rio?

Print Friendly, PDF & Email

zeidan.lulaLuiz Inácio Lula da Silva. Em termos históricos, há muito pouco tempo um líder popular que inspirava sonhadores de todas as idades. Fora de sintonia com a realidade, aclamaram aquele sindicalista presidente do Brasil. No poder, ele conduziu o país no centro de um sistema que apodreceu mais a cada ano, com a perversão do Poder Legislativo via mensalão e o escândalo nas estatais – revelado apenas agora em sua amplitude.

A força do símbolo já vai esmorecendo, à medida que a população vai absorvendo a cruel concretude dos fatos. Nas manifestações de 16 de agosto contra a presidente Dilma Rousseff, Lula não foi poupado. Acusado de tráfico de influência internacional junto à Odebrecht; tendo, segundo O Globo, as obras de um apartamento de luxo em sua propriedade, no Guarujá, sob investigação por suspeita de ter verbas do Petrolão envolvidas em sua construção; tendo, também, a sua empresa de palestras LILS, segundo a revista Veja, envolvida com recursos de empreiteiras ligadas ao esquema da Petrobrás, Lula está no olho do furacão. Mas tem gente que acha que não custa fazer um agradinho a ele, mesmo quando o povo está com raiva e pairam suspeitas todo dia de que a Lava Jato terá algo a dizer sobre o ex-presidente. É o caso de Rosângela Zeidan, deputada estadual do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores.

A informação está na coluna de Berenice Seara, no Jornal Extra desta segunda-feira, 17 de agosto. Segundo Seara, “no meio do temporal econômico-político e, porque não, policial, que atinge o país”, a parlamentar petista “quer trazer Lula à Assembleia Legislativa. A moça propôs um projeto de resolução que concede o título de Cidadão do Estado do Rio ao ex-presidente nascido em Pernambuco – e cria política do Estado de São Paulo”.

É isso mesmo que você leu. O coração simbólico de todo o sistema que hoje enfurece o cidadão brasileiro e nos mergulha na inquietação e na convulsão imprevisível pode receber uma honraria, uma homenagem na Cidade Maravilhosa. Os estados onde Lula nasceu e onde alavancou sua trajetória política – São Paulo, então, tem dado sobejadas demonstrações de sua oposição ímpar ao lulopetismo, apesar da eleição de Haddad para a prefeitura da capital – não têm, naturalmente, nenhuma responsabilidade coletiva pelo filhote moralmente desviado. Os seus cidadãos conscientes do que acontece no país, no entanto, provavelmente prefeririam não ter abrigado as passagens mais importantes de sua trajetória. Inclusive, Garanhuns, a cidade-natal do infeliz personagem, foi cenário de um protesto curioso neste domingo: uma faixa em que “o povo de Garanhuns e região” pedia “desculpas ao Brasil pelo filho corrupto” e afirmava desejar vê-lo “na cadeia”.

garanhus

O Rio de Janeiro irá acolher o ex-presidente como seu cidadão honorário? Lançarão mesmo confetes e farão festinha para Lula aqui em nosso estado? Seara conclui: “a matéria ainda nem foi à votação em plenário e já está causando alvoroço na Casa”. Natural que assim seja. Parece pouca coisa, mas já aturamos demais a celebração do desrespeito e da mediocridade neste país. Lula já é doutor honoris causa várias vezes, mesmo tendo por legado a glamourização da ignorância. Já foi personagem de filme em sua homenagem, quando muitas outras figuras muito mais nobres da história brasileira não receberam jamais o devido destaque. Tudo isso para uma figura que ameaça seu próprio povo com um “exército” falsário de baderneiros e terroristas que se dizem parte de um “movimento social”.

Como Seara disse, portanto, a agitação na Assembleia Legislativa é natural. Se a ideia for levada adiante, e esperamos que não seja, que o povo fluminense também proteste. Vamos deixar acontecer?

IL mencionado no Jornal Extra

ilbolsonaroNa mesma coluna de Berenice Seara, o nosso instituto foi mencionado. É que, destaca a jornalista, o “diretor jurídico do Instituto Liberal, Leandro Mello Frota, que encabeçará a chapa ‘OAB Livre’” nas eleições à presidência da OAB-RJ, recebeu o apoio do deputado estadual Flavio Bolsonaro (PP), principalmente por ter, entre as teses de sua plataforma, a proposta de “não usar o dinheiro dos advogados e a estrutura do órgão para interesses partidários”. A ideia seria combater o parasitismo ideológico da esquerda e do PT na entidade, que Seara diz ser uma “tradicional casa do progressismo político”. Fica o registro.

 

 

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo