fbpx

O que não é esporte, segundo Ana Moser

Print Friendly, PDF & Email

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte — disse Ana Moser em entrevista ao UOL.”

Na década de 1990, quando o skate começou a tomar níveis de popularidade mundial e virou uma febre entre os adolescentes, existiram pessoas que questionaram o COI sobre a possibilidade de esse esporte em ascensão integrar o cronograma olímpico.

A resposta do COI foi digna de um velho rabugento que não aceita nada de novo, acusando o skate de esporte de criminosos, não condizente aos valores olímpicos, e asseverando que jamais veríamos este “pseudo-esporte” figurar em Jogos Olímpicos.
Pois bem, 30 anos depois, vimos o skate não só integrar o cronograma, mas ser um dos esportes mais assistidos de todos os Jogos nas Olimpíadas de Tóquio.
A posição da ministra Ana Moser não difere muito da antiga postura do COI, hoje tão aberto a inclusões, que acolheu breaking dance nas próximas Olimpíadas, mostrando como existe uma noção de desvalorização dos esportes do Brasil.

Na visão da ministra, extremamente retrógrada, esportes mentais não são esportes e, comicamente, se comparam a cantar e dançar – sendo que o próprio COI considera a dança um esporte.

A única utilidade do retorno deste ministério dos esportes aparentemente é escolher o que é esporte ou não através de burocratas ou esportistas dos esportes antigos – como se o voleibol praticado por Ana Moser não fosse considerado um dia um “não esporte”.

– Artigo completo originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo