fbpx

O Irã está preparado para o pior

Print Friendly, PDF & Email

 CATO / DAVID ISENBERG*

A maioria das discussões sobre possíveis operações dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, caso o Irã tente impedir o tráfego marítimo através do Estreito de Hormuz, geralmente conclui que, ao mesmo tempo em que tais operações não seriam exatamente mamão com açúcar, também não seriam tarefa de dificuldade gigantesca. Mas essa crença geral está errada, de acordo com um relatório recente publicado por um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos de Washington, D.C. O relatório revela que a tradicional capacidade militar dos EUA do pós-Guerra Fria de projetar seu poder além-mar com poucos desafios sérios a sua liberdade de ação pode estar chegando, rapidamente, ao fim.

De acordo com relatório publicado pelo Center for Strategic and Budgetary Assessments (CSBA) [Centro de Avaliação Estratégica e Orçamentária], “o Irã, em particular, vem investindo em novos recursos que poderiam ser usados para deter, retardar ou impedir operações militares eficazes dos EUA no Golfo Pérsico. A aquisição de armas pelo Irã que poderão ser usadas para negar o acesso ao Golfo, controlar o fluxo de petróleo e gás da região, e realizar atos de agressão ou coerção, são de grande preocupação para os Estados Unidos e seus parceiros na área de segurança”.

De acordo com recente relatório do FMI,

“Um bloqueio do Estreito de Hormuz constituiria, e seria percebido pelos mercados, como presságio de um alto grau de tensão geopolítica global, envolvendo uma perturbação muito maior e sem precedentes”. Ainda segundo o FMI, “a interrupção do fornecimento de petróleo provavelmente teria um grande efeito sobre os preços”.

[Texto na íntegra: Iran Well Prepared for the Worst]


* David Isenberg é especialista do Cato Institute, veterano da Marinha dos EUA, e autor do livro, Shadow Force: Private Security Contractors in Iraq. [Força oculta: empresas de segurança privada no Iraque]

 

 

Fonte: Cato Today, Cato Institute, 30 de janeiro de 2012

Fonte da imagem: Wikipédia

TRADUÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo