fbpx

O gigante sonhador que acordou em uma ditadura

Print Friendly, PDF & Email

GIGANTE-Johnnie-Walker

Por Marcel van Hattem

O gigante foi dormir na democracia. Sonhou bem e sonhou muito. Sonhou radicalmente com a igualdade. Não “achava-se” – afinal, era um gigante: sabia-se tolerante. sabia-se sem preconceitos. Todos são iguais. Todos deveriam ser iguais. Seu sonho foi ficando tão radicalmente perfeito que, mesmo que houvesse leis e costumes no caminho, tudo foi se esfacelando para dar lugar ao ideal de igualdade absoluta que vislumbrava.

 Preguiçosos foram sendo igualados aos esforçados; bandidos e criminosos, igualados às pessoas honestas e de bem. Prostitutas a donas de casa, vagabundos a virtuosos. Até políticos corruptos passaram a ser igualados aos poucos políticos dignos que restavam – claro, desde que os corruptos tivessem sido apenas “mensaleiros” e roubado pela Causa Maior. Houve inclusive um que não foi nem investigado: o Grande Líder da Causa Maior precisou apenas afirmar que, da corrupção que todos viram, nada sabia – e assim se safou.

 Aproximavam-se as primeiras horas da manhã. O doce sonho do gigante foi ficando amargo. Preguiçosos exigiam mais dinheiro para não precisarem trabalhar. Bandidos exigiam mais direitos (humanos) para poderem atuar no crime sem maiores dificuldades. E os políticos extorquiam mais impostos e acumulavam mais poder para continuar governando. Cada vez mais e mais poder.

 Não demorou e os corruptos pela Causa Maior começaram a ser declarados inocentes e o Grande Líder passava a afirmar que a corrupção nem havia existido. O sonho foi virando pesadelo sem que o gigante compreendesse bem a transição (mas, se tivesse estudado história ao invés de alimentar perigosas utopias, ele poderia ter previsto a catástrofe). O sonho virou pesadelo, aquele tipo de pesadelo cuja lembrança mais marcante é o gosto ruim que fica na boca quando acordamos.

 O gigante dormiu na democracia. Sonhou igualdade radical, até mesmo entre o que não pode ser igualado. Acordou em uma ditadura. Qualquer semelhança com outros gigantes não é mera coincidência.

 *Marcel van Hattem é cientista político, jornalista e consultor em relações internacionais

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo