fbpx

A negação é um problema

Print Friendly, PDF & Email

Heitor Machado*

s

Quem vem me acompanhando, sabe que tenho a feia mania de ser realista e foi assim que me aproximei das idéias da liberdade. Os liberais são honestos em suas palavras, em minha opinião. Pão é pão, queijo é queijo. Ou você trabalha muito para ser o melhor ou vai ficar a mercê da vontade alheia. Claro que estou falando a respeito de qualquer tipo de trabalho, se você é ainda estudante, seu trabalho é estudar para aprender o máximo possível e usar esse conhecimento como ferramenta de mudança na sua vida.

Por isso, costumo perguntar aos brasileiros que demandam por mais Estado, qual é o modelo que querem seguir, já que até agora não existe uma só história de sucesso no socialismo. Freqüentemente ouvimos deles que ainda não sabem o modelo que querem seguir, mas sabem o que não querem. Vez ou outra, quando questionamos isso, de pronto vem aquela resposta pronta. A Suécia, os nórdicos, Obama. Claro que essas respostas são absurdas, pois ignoram que todos esses países viveram séculos de livre mercado muito mais produtivo que o do Brasil que não fez nem seu dever de casa e já quer distribuir vantagens.

Como óbvia consequência, esses países tiveram dinheiro sobrando para promover Welfare State, o estado de bem estar social, aquele onde o governo concede quase tudo que se é necessário, ignorando que a busca da felicidade é totalmente individual. Claro que mais cedo ou mais tarde, o dinheiro alheio acaba e já estamos vendo a diminuição dos benefícios dos nórdicos, diminuindo suas taxas e boas vontades sociais, já que estacionaram em crescimento econômico e precisam voltar a crescer. Os EUA começaram a errar, mas acredito que as pesquisas falem por mim e Obama já é considerado pelos americanos, o pior presidente desde a segunda guerra mundial. Existe uma forte tendência de derrota dos democratas nas próximas eleições americanas.

Mas voltando ao Brasil, os liberais estão certos dos modelos que querem adotar. É com certeza muito mais próximo da Nova Zelândia, Austrália e Coréia do Sul do que os modelos Cubanos, Norte Coreanos e Venezuelanos. Já os que levantam a bandeira da desigualdade, a mãe de todos os males (?), e tomam a decisão de “acabar ou diminuir a desigualdade”. Não se engane, a desigualdade sempre existirá. Se fosse possível dar um reset no mundo e fazer com que todos tivessem exatamente a mesma renda, no minuto seguinte já haveria uma pessoa mais rica que a outra, usando as habilidades que adquiriu para fazer trocas mais vantajosas, e no longo prazo, continuaríamos tendo ricos e pobres.

A tentativa nefasta da “justiça social” está justamente em tentar corrigir, usando termos vazios, aquilo que o homem fará naturalmente. Claro que os métodos serão invariavelmente as supressões de liberdades e a diminuição da meritocracia, como se esses não fizessem parte da criação de riqueza. O que se ganha em troca, geralmente é a fuga daqueles que de fato fazem a economia crescer. Os investidores e empreendedores buscam lugares mais livres para que seus esforços sejam recompensados ao invés de punidos. A inconsistência é fazer os criadores de riqueza fugirem. Quem quer pescar, deve jogar pedra nos peixes?

Eu sugiro fazermos experiências de mercado. Quando você pergunta o seguinte a um desinformado: É justo que existam pessoas ricas e pobres? É bom que uma pessoa seja diferentemente recompensada pelo seu esforço? É bom que a competição seja motivadora? A resposta será Não, Não e Não. Faça o teste. E logo depois disso pergunte: Como então farei para criar riqueza sem essas idéias? É batata, leitor! O problema da pobreza está na negação da natureza humana, a solução está na liberdade.

*Empreendedor 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo