fbpx

A juristocracia e o lulopetismo são inimigos da liberdade

Print Friendly, PDF & Email

A jornalista Eliane Cantanhêde afirmou que a robusta manifestação de ontem na Avenida Paulista
prova o que todos já sabem: que o Brasil não é unanimemente lulista, o que exige que Lula faça mais do que ter ministros excelentes (sério?). Muitos comentaristas no exterior também trataram os atos como se fossem puramente de rejeição a Lula.

O STF equivocadamente ficou de fora dos holofotes dessas pessoas. Se o ato deveria ser pedagógico para alguém, era para os poderosos togados, que, não me iludo, desprezarão qualquer lição da realidade, preferindo cultivar a fantasia que criaram para si mesmos de que são heróis aclamados pela pátria.

Não tenho nenhum problema em polarizar contra o mal em si. A juristocracia e o lulopetismo são inimigos existenciais da liberdade e merecem ser questionados e confrontados com vigor à altura do horror que representam.

Todos que chancelaram a volta de Lula ao poder e justificam as ações autoritárias do Judiciário estão, em alguma medida, se comprometendo moralmente por fazê-lo; já o disse e não o renego. Contudo, e não podemos deixar que a polarização nos cegue quanto às complexidades humanas, isso não os torna um oceano de milhões de canalhas uniformes.

Conheço, sim, pessoas que persistem tomadas por uma ilusão ideológica estúpida, votando em alguém que não deveria ter saído da cadeia, mas são capazes de atos de extrema generosidade. O mundo não é tão simples quanto nossas postagens de frases de efeito contra nossos opositores.

Só que os tirantes que mandam no Brasil hoje não alcançam isso em relação à massa oposta. Os togados vomitam arrogantemente sua certeza de que é apenas uma minoria de extremistas de direita, fascistas e fanáticos que não os aplaude.

O que a manifestação ser grande demonstra – não, insisto, que eles vão reconhecê-lo – é o ridículo de tal narrativa. Qualquer que seja nossa opinião sobre Bolsonaro – todos sabem que sou crítico e só lhe dei apoio pragmático -, o fato é que uma parcela imensa da sociedade é tanto contra Lula quanto contra a juristocracia.

Essa parte imensa da sociedade não aceita ser tratada diariamente como um monstro que precisa ser escorraçado à força da vida pública como sujeira.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo