fbpx

O problema na filosofia de Rousseau

Print Friendly, PDF & Email

Não se poderia dizer que Rousseau tivesse o objetivo de estabelecer despotismos de qualquer espécie. Muitas preocupações típicas dos liberais estavam em suas cogitações e ponderações.

O problema com sua filosofia é que, enquanto a grande maioria dos liberais clássicos se ocupou de proteger as liberdades individuais, enfatizando a existência, sobretudo, de dispositivos contra majoritários que protegessem a vida, a liberdade e a propriedade, e que procurassem estabelecer pesos e contrapesos entre as instituições através das quais a comunidade política se corporifica, Rousseau, sem ser, ele mesmo, um amante de caos ou revoluções, enfatizou sobremaneira o coletivo, o todo, o povo em conjunto, como um poder nobre, sobrecarregado de investiduras.

Rousseau conferiu muito mais importância à ‘vontade geral’, que supunha poder ser extraída e corroborada em constantes reuniões das massas, do que aos indivíduos que essa vontade deveria se encarregar de, conformando um Estado, proteger. Conferiu a esse conjunto, ainda que não fosse seu desejo, o poder de, constantemente, demolir todas as instituições e tradições, ao sugerir a convulsão constante do sistema político através de assembleias recorrentes.

Ao mesmo tempo, inaugurou um discurso radical, nos séculos subsequentes, de responsabilização das instituições e de sua organização pelos males humanos, mais do que da própria natureza humana e suas imperfeições intrínsecas.”

*Publicado originalmente no livro “O Papel do Estado Segundo os Diversos Liberalismos, Almedina/Edições 70, p. 108-109.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo