fbpx

O Espírito Santo e a Lei de Liberdade Econômica

Print Friendly, PDF & Email

Aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 2019, a Lei de Liberdade Econômica (LLE) buscou remover obstáculos burocráticos para as empresas, respeitar direitos de propriedade e restringir a influência governamental na economia. Entre as iniciativas, estiveram o fim da exigência de alvarás de funcionamento para atividades de baixo risco, maior digitalização de serviços públicos e criação de um rol de abusos regulatórios para evitar que o setor público crie normas que prejudiquem atividades econômicas ou a concorrência. Mas, para haver maior efetividade, a legislação precisa ser implementada também em âmbito estadual e municipal.

Apesar de já terem se passado quase três anos da sanção da Lei da Liberdade Econômica, a maioria das cidades brasileiras ainda não a implementou: quase 85%, de acordo com levantamento do Instituto Liberal de São Paulo.

Para haver maior segurança jurídica e garantir mais autonomia para empreendedores, comerciantes e trabalhadores, a legislação também precisa ser implantada em estados e municípios.

Não obstante, o Espírito Santo se destacou positivamente no estudo, sendo o segundo ente federativo em que proporcionalmente mais municípios com mais de 10 mil habitantes aplicaram a LLE. São 28 cidades do ES, correspondente a 42,4%, atrás somente do Rio Grande do Sul (56,4%) e à frente de Santa Catarina (41,9%) e MG (40,5%).

Vale lembrar que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou a legislação ao final de 2021. Além disso, o ES se destaca como o terceiro ente federativo mais livre do país pelo Índice de Liberdade Econômica da Mackenzie.

Todavia, o indicador revelado pelo ILISP reflete um paradoxo: a despeito de ser o segundo colocado proporcionalmente, o número representa somente um terço dos municípios capixabas. Dessa forma, em dois terços das cidades do estado, a liberdade para trabalhar ainda é restringida. Há ou não motivos para se comemorar?

Na prática, celebrar esse resultado é como tirar uma nota 3 em uma prova da escola e justificar que foi um bom resultado, porque a maior parte da turma teve um resultado ainda pior. É preciso que prefeitos e vereadores de cidades do ES façam melhor seu dever de casa. O capixaba agradece.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo