fbpx

Desafio aos socialistas

Print Friendly, PDF & Email

paises-socialistas-conheca-11Este breve artigo constitui uma provocação aos coletivistas de todos os matizes e latitudes. Trata-se de busca que, há anos, tento fazer sobre eventuais vantagens para a humanidade da existência de ambientes socialistas.

Desde a Revolução Industrial o progresso material das sociedades ocidentais é um dado inegável e jamais contestado. Surgiram grandes conquistas a partir do século XVIII, como equipamentos para fiar e tecer, engenhos a vapor, estradas de ferro, telégrafo, indústria de petróleo, mineração, siderurgia, eletricidade, telefonia, automóvel, aviação civil e tantas outras.

Sem contar as melhorias científicas e tecnológicas que nos cercam de segurança e comodidades no dia-a-dia das quais nem nos damos conta, como os antibióticos, fármacos e equipamentos para diagnóstico de todos os males. Além de banalidades como geladeiras, aparelhos de calefação e refrigeração, fornos de micro-ondas, cinema, rádio, televisão, telefonia celular, computadores pessoais, etc., etc., etc.

Sem exceção, todas essas inovações nasceram em sociedades econômica e politicamente livres, fossem européias, americanas ou, mais recentemente, asiáticas.

A partir de 1917, com a revolução bolchevique, proliferaram em toda parte os regimes ditos socialistas. Essas construções completam um século daqui a três anos e seus adeptos seguem exibindo retórica vanguardista, apesar da estrondosa queda do Muro de Berlim, em 1989. Está na hora de demonstrarem a eficácia de suas premissas. Afinal de contas já lá vão quase 100 anos da inauguração de tais sistemas. E aí reside meu repto.

Desafio os igualitários a indicarem um, nada mais que um único progresso material oriundo do socialismo. Uma invenção ou inovação que ateste e registre eventual superioridade de suas sociedades, e organizações, sobre os regimes democráticos e liberais que tanto demonizam.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ney Carvalho

Ney Carvalho

Historiador e Escritor

3 comentários em “Desafio aos socialistas

  • Avatar
    01/10/2014 em 11:37 am
    Permalink

    SOCIALISMO É O CACETE!

    Que me perdoe o cronista usuário do bordão com que intitulei esta carta, mas não dá mais p’rá segurar, explode coração – com licença, Gonzaguinha.

    Quase todos os partidos querem nos empurrar o tal “socialismo” como panacéia universal para nossas mazelas. Mas não explicam o que é “socialismo”: os oportunistas, por não saberem mesmo o que é; os ideólogos, para nos venderem gato por lebre, como quando enchem a boca para mencionar “democracia”, sem revelarem que o significado que lhe atribuem é bem outro que não o da Revolução Francesa.

    Demos, pois, nomes aos bois “socialistas”:
    – pode ser o reformismo da Internacional Socialista, cujos governos, na Europa, levaram à derrocada países importantes – vote neles e leve de quebra, logo depois, uma pseudoditadura que acabará com a economia;
    – ou é o velho comunismo stalinista ou trotskista, cujo estágio final se chama “sociedade socialista”: dê-lhes papo, e eles farão sua cabeça, com o Gramscismo, ou um dia ela rolará em meio a greves e atos violentos urbanos e rurais;
    – ou é o bolivarianismo do Fôro de São Paulo, fundado por Fidel Castro, o PT e outros esquerdistas em 1990, hoje constituindo um conciliábulo latino-americano dos órfãos de Marx, Lenin et caterva, em mais uma das inesgotáveis pantomimas de nosso pobre continente.

    Acorda, Brasil! Chega disso! Não nos demos conta ainda do que o tal “socialismo” fez em todos os países onde chegou? Partido único, culto à personalidade, ditadura, fim da liberdade de expressão, economia estatizada, estado policialesco… É isso que queremos? Em algum país dito “socialista” a riqueza foi “socializada” entre os cidadãos? Ou foi “capitalizada” pelas Nomenklaturas que se apossaram do poder, por meio de mensalões, mensalinhos, nepotismos, fisiologismos, sucção de tetas estatais e congêneres?

    Por fim, se você defende o socialismo, diga onde se encaixa: 1- se é “socialista”, mesmo, merece repúdio por ir contra a liberdade e o progresso; 2 – se é oportunista, merece cadeia – chega de corruptos!; e 3 – se é analfabeto político, merece compaixão – vá se aculturar.

    Em suma, “socialismo” é o cacete!

  • Avatar
    01/10/2014 em 9:24 am
    Permalink

    Não sou coletivista, mas achei muito pobre a proposta do desafio. Existiram pessoas inventivas em sociedades coletivistas (comunistas até) que produziram inovações para o mundo, mesmo não tendo se beneficiado destas invenções. Deixo aqui a resposta do desafio:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Soviet_inventions

    A questão deveria ser: qual tipo de sociedade que produz proporcionalmente mais inovações, as mais livres ou as mais socialistas? Em que tipo de sociedade há maior proveito das inovações? Etc.

  • Avatar
    30/09/2014 em 3:57 pm
    Permalink

    Eles não sabem explicar nem o porque de tantos cubanos fugirem pros EUA e o contrário não acontecer. Eles não sabem explicar porque acham que Cuba é uma democracia, se o ditador esta a mais de 50 anos no poder. Eles não sabem explicar porque na Venezuela falta até papel higiênico quando eles dizem que ela avançou, progrediu nas mãos do Chaves.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo