fbpx

Agenda Liberal: Onde o risco econômico é maior

Print Friendly, PDF & Email

Na última edição, a Agenda Liberal abordou o tamanho do Estado. **  A seguir, o quinto segmento da série.

FRANCISCO LACOMBE *

RISCO ECONÔMICO MENOR DOS ADMINISTRADORES: NO SETOR PÚBLICO

No setor privado o risco dos administradores é muito maior: é o seu patrimônio que está em jogo, isto é, a sua casa, os seus móveis, o seu carro etc. Ele pode ganhar muito ou perder tudo. O risco é alto. As avaliações são constantes e as ineficiências e erros são punidos exemplarmente na maioria dos casos. Uma empresa eficiente organiza-se como uma meritocracia, pois, do contrário, ela corre o risco da falência, os donos perdem seu patrimônio e os administradores e empregados perdem seus empregos.

A estabilidade do setor público, inevitável para juízes e demais concursados em cargos de carreira que possam ser prejudicados por motivos políticos, dificulta essas punições. Não há meritocracia. As punições dependem da mentalidade e do humor dos chefes de plantão.

INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO ENTRE RESULTADOS E RECEITA

A ineficiência do setor público é transferida ao setor privado pelo aumento dos impostos. Não há nenhuma relação entre a eficiência e os resultados obtidos pelo setor público – de mensuração difícil pelo gigantismo da máquina administrativa – e a receita que ele obtém. Quanto mais ineficiente o setor público, maiores os impostos e maior a sua receita.

No setor privado, ao contrário, a receita é uma consequência direta da eficiência obtida pela instituição: quanto mais eficiente, maior a receita. Uma empresa ineficiente perde receita e, em casos extremos, fecha as portas.

O Estado pode ser totalmente ineficiente sem qualquer influência nos recursos que obtém do público.

A maioria dos impostos é camuflada nos preços dos produtos e os consumidores nem sabem quanto estão pagando ao governo. O retorno, sob a forma de serviços públicos de péssima qualidade ou de investimentos ínfimos, não estimula o pagamento e, em muitos casos, a carga tributária exagerada estimula a sonegação e quase sempre gera um aumento da informalidade, que tem uma eficiência baixa em comparação com a economia formal, diminuindo a produtividade média do país e reduzindo a renda média per capita.

* PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO

 

Na próxima edição: As propostas do Liberalismo

** Temas anteriores: O que é o LiberalismoPor que o Liberalismo é mais eficiente ; Soluções Negociadas; O tamanho do Estado.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo