fbpx

A RFB e a luta contra o mercado financeiro

Print Friendly, PDF & Email

A Receita Federal adora burocracia. Impressionante como, ao passar dos anos, nada simplifica, só complica. Por exemplo, preencher a declaração de imposto de renda é uma verdadeira guerra, parecendo um jogo de videogame com vários “chefões”, em que cada um traz uma complicação maior que a anterior.

No que se refere às operações realizadas na Bolsa, a complicação é ainda maior, visto que o investidor tem que apurar o ganho de capital de cada operação realizada, sem uso de qualquer ferramenta da Receita para auxiliar. A maioria das operações sujeitas a ganho de capital é possível de ser calculada através de um sistema da Receita que é de (pasmem) fácil uso. Mas isso não acontece com as operações de compra e venda de ações, que ocorrem em número muito maior do que uma compra e venda de carro ou imóvel.

É como se os burocratas daquela autarquia quisessem alimentar um “hyper-ultra-mega” chefão, visto que a complexidade é tão grande que parece que o verdadeiro objetivo é que o investidor erre na hora de apurar o ganho para que, depois, seja autuado e multado. Imagine que você é amante do mercado financeiro e tem costume de comprar e vender ações. Quando da apuração, vai ter que informar por quanto comprou, por quanto vendeu, data de compra, data de venda, corretora onde foi realizada a operação etc. Um chefão daqueles difíceis de vencer. Até mesmo quem fez operações isentas é obrigado a, no ano seguinte, apresentar declaração de IR.

Ainda que uma ação seja um bem como é um carro e precise ser declarada, uma pessoa física, em situações normais, não compra e vende 100 carros num ano, mas é normal fazer isso com ações. O mercado de ações é dinâmico, volátil, cheio de oportunidades baseadas nas operações diárias. Assim, é natural que o investidor realize inúmeras operações ao longo de um ano.

Ao exigir tantas regras, a Receita Federal acaba por retirar o incentivo, inibir e burocratizar o mercado financeiro, que, na verdade, precisa ser incentivado e fomentado, visto ser um setor de altíssima relevância para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Inclusive, quanto mais operações forem realizadas, maior a arrecadação.

A dúvida que fica é: por que não auxiliar o contribuinte e lançar um programa que facilite a apuração? Todos ganham com isso: o contribuinte perde menos tempo, erra menos e se sente menos tentado a sonegar. A Receita vai aumentar sua arrecadação. É ganha-ganha.

Mas não, o que existe é mais uma burocracia da RFB que, ao impor determinada medida para arrecadar mais, acaba, na verdade, agredindo um mercado gerador de tanta riqueza. É como se um Leão (peço licença para o trocadilho), ao caçar, enviasse seu filhote para alertar a caça, perdendo o alimento que o mantém vivo.

Em resumo, as “normais” contradições do Leão Estatal Brasileiro.

*Artigo publicado originalmente no site do Instituto Líderes do Amanhã por Marcelo Benevides.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo