fbpx

A liberdade ilimitada levaria à violência?

Print Friendly, PDF & Email

O que faz com que alguns conservadores se tornem moralistas chatos é a dificuldade de aceitarem a liberdade dos outros quando esses fazem exatamente aquilo que o moralista chato acha inaceitável, mesmo que tais ações ou atitudes não envolvam o uso da força ou de fraude contra alguém, essas sim, violações típicas dos direitos individuais que todos possuem.

O principal argumento moralista que empregam é o de que a liberdade ilimitada, absoluta, levaria inexoravelmente à violência que, segundo eles, se confunde com a liberdade para matar, estuprar, roubar, furtar ou fraudar.

Ora, a defesa da liberdade, um direito individual universal, implica necessariamente na oposição ao uso da coerção. Quem acha que defender a liberdade absoluta é dar autorização ao uso incontinente da coerção, ou da violência, está incorrendo num grave erro lógico.

Onde há liberdade absoluta há ausência absoluta de coerção porque onde há uma não há a outra.

Ninguém que possui o direito individual à liberdade detém o direito de usar de coerção para infringir e restringir esse mesmo direito à liberdade que possuem os demais.

Liberdade é um direito, portanto é uma instituição política a ser defendida no contexto social. Não se defende a própria liberdade sem que necessariamente se esteja defendendo a liberdade dos demais. Por coerência, qualquer tentativa de violar os direitos de alguém não tem sustentação no exercício de um direito, como o direito de liberdade, mas exatamente na sua violação.

A liberdade para usarmos de coerção ou força está restrita e subordinada ao legítimo direito de defendermos nossa vida, nossa liberdade e nossa propriedade contra aqueles que tiverem iniciado o uso de violência contra nós. E mesmo assim, em caráter emergencial, pois fora disso, cabe ao governo, sob demanda, interceder para promover uma investigação que leve à identificação e ao julgamento dos fatos e dos protagonistas para restabelecer ou tentar restabelecer a justiça.

A liberdade é tão fundamental para o homem preservar a sua vida e constituir a sua propriedade, como o estabelecimento de propósitos é fundamental para o atingimento da felicidade.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo