fbpx

A religião e a fé do brasileiro no Estado

Print Friendly, PDF & Email

Em se tratando de política nacional, não existem surpresas nem coincidências. Tudo é previsível e obedece a um princípio axiomático, a lei da causalidade, que diz que todo efeito tem uma causa a ele relacionado promovido por uma entidade cuja natureza não pode ser contrariada.

Só se surpreende com o que está acontecendo com o governo brasileiro quem é cético ou místico. Cético, porque não acredita em princípios, mas em coincidências. Místico, porque acredita em utopia, superstição ou revelações aleatórias.

Recentemente, uma pesquisa revelou que 89% dos brasileiros acreditam em Deus, o que faria com que o Brasil liderasse o ranking dos crédulos.

Não duvido que, se fizessem uma pesquisa para saber se os brasileiros acreditam no estado ou nos políticos, o índice também seria elevado.

Somos o que somos não por acaso nem por coincidências históricas. Não há surpresas, os brasileiros são altruístas por causa da religião ou das ideologias que pregam a abnegação.

Altruísmo é uma ética desumana, coletivista, que precisa ser imposta politicamente através da coerção estatal. Afinal, tudo que o governo tira para si e para os outros é fruto de intimidação e roubo.

Existe relação causal entre o que obtemos do estado e dos políticos e os desejos e caprichos da população em geral.

Para mudar a política nacional, é preciso, antes, mudar a ética individual. Eu não me surpreendo com os rumos que o Brasil percorre, porque eu venho acompanhando nossa história com muita atenção.

A história não tem vida própria, ela é escrita por quem controla o pensamento hegemônico. Só mudaremos o futuro se as ações que o caracterizam seguirem uma nova mentalidade, uma nova cultura, baseada na realidade objetiva, na razão, na ética do individualismo. Sem isso, seguiremos vivendo sob os mais diversos tons de socialismo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo