fbpx

Nossos males são ‘Made in Brazil’

Print Friendly, PDF & Email


HUMBERTO MARQUES *

Trechos de “De volta ao passado”, de Rodrigo Constantino

 

[…] nossa taxa de câmbio praticamente não oscila mais, e […] a inflação fica acima da meta o tempo todo, mesmo com crescimento pífio da economia. Mas o Banco Central nada faz, preferindo manter a taxa de juros reduzida, claramente por razões eleitorais.

[…] vi o ministro […] Mantega avisando que iria fiscalizar se as desonerações fiscais eram mesmo repassadas para o preço final. Déjà vu! Tive calafrios […]. Quer dizer que o próprio governo faz de tudo para despertar o dragão inflacionário, estimulando o crédito público, criando barreiras protecionistas, aumentando gastos, reduzindo artificialmente os juros, e depois pensa que vai segurar a inflação com fiscalização? **

Qual será o próximo passo?  Recriar a Sunab? Fazer uma campanha difamatória contra os empresários?  Criar os “fiscais da Dilma”, usando senhoras com tabelas nos mercados? Manipular os índices oficiais de inflação? É uma visão assustadora, um flashback de um filme de quinta categoria que já conhecemos e sabemos como termina.

[…] não poderemos zombar dos “hermanos” argentinos por muito mais tempo. O governo petista tem feito de tudo para alcançar as trapalhadas deles. E não adianta culpar fatores exógenos […]. O Peru, a Colômbia, e o Chile, com modelos diferentes e mais liberais, crescem muito mais com bem menos inflação. Nossos males são “made in Brazil“, fruto da incompetência da equipe econômica e da própria presidente.

[…]

REF.: Trechos extraídos de “De volta ao passado“, Rodrigo Constantino, O Globo,  19.03.13, pg. 17

* EMPRESÁRIO

** N.E.: O grifo é do comentarista e não, do autor do artigo original.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo