fbpx

Dilma tem muito a aprender com o Papa Francisco

Print Friendly, PDF & Email


JOÃO LUIZ MAUAD*

“O Papa é argentino, mas Deus é Brasileiro”.  Para encontrar-se com o novo papa por alguns minutos e dizer piadinhas gastas e sem graça, como a que vai acima, a viagem de três dias da presidente Dilma Rousseff e sua trupe a Roma envolveu o aluguel de 52 quartos de hotel e 17 veículos, segundo informações da Folha de São Paulo.

The Westin Excelsior, Roma
The Westin Excelsior, Roma

De acordo com aquele jornal, Dilma, quatro ministros, assessores e seguranças se hospedaram no hotel Westin Excelsior, na Via Veneto, um dos endereços mais sofisticados de Roma, ocupando um total de 30 quartos.  A diária da suíte presidencial custa cerca de R$ 7.700, enquanto o quarto mais barato fica por R$ 910. Os outros 22 quartos, para pessoal de apoio, ficaram em local próximo.

A Presidente não quis ficar na residência oficial da Embaixada do Brasil, instalada num amplo palacete no centro histórico de Roma e que costuma receber mandatários do País.  Segundo a assessoria da Presidência, Dilma prefere hotéis por facilitarem a rotina de trabalho.

Já a frota alugada inclui sete veículos sedan com motorista, um carro blindado de luxo, quatro vans executivas com capacidade para 15 pessoas cada, um micro-ônibus e um veículo destinado aos seguranças.  Apenas para o transporte de bagagens e equipamentos, Dilma contou com um caminhão-baú e dois furgões.

Além de total falta de respeito com o contribuinte brasileiro, que é quem paga por todas essas extravagâncias, a viagem nababesca da Presidente é uma afronta ao próprio Papa Francisco, um homem que sempre primou pela simplicidade, humildade e despojamento.  Em seus tempos de cardeal em Buenos Aires, o então Cardeal Bergoglio andava de ônibus e metrô, cozinhava a própria comida e dispensava toda e qualquer ostentação.

Mesmo depois de entronizado no novo cargo, o Papa Francisco tem feito questão de demonstrar modéstia e sobriedade.  Não por acaso, usa os sapatos habituais, dispensou crucifixo e anel de ouro por similares em ferro e prata, e rogou aos conterrâneos portenhos que não viajassem a Roma para sua posse, pedindo, se fosse o caso, que utilizassem os recursos economizados para ajudar os pobres.

 

* ADMINISTRADOR E CONSULTOR DE EMPRESAS

 

FONTE DA IMAGEM: WIKIMAPIA  

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo