fbpx

Vigésimo quarto mês do Núcleo de Formação Liberal estuda Henry David Thoreau

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Libercracia, o Instituto Liberal do Nordeste e o Instituto de Formação de Líderes-Goiânia, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade.  Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, após John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville e Miguel Reale, estudamos a vida e obra de Henry David Thoreau (1817-1862).

25/08 – Desobediência Civil – 19h

O encontro único do mês reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal) e Josesito Padilha (Instituto Liberal do Nordeste). O objetivo foi abordar, em linhas gerais, a trajetória do autor estudado e confabular, sem uma relatoria específica, acerca de sua obra mais impactante sobre o movimento liberal e libertário, o opúsculo Desobediência Civil.

Ressaltou-se a versatilidade de Thoreau, que foi poeta, naturalista, pesquisador, historiador, filósofo e integrante de um movimento cultural, estético e teórico dos EUA chamado transcendentalismo – por isso mesmo, amigo e discípulo de Ralph Waldo Emerson, uma das lideranças dessa corrente. Falou-se ainda de seu outro livro mais famoso, Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e as características da filosofia transcendentalista expressas nessa obra, como sua visão crítica do consumismo e do progresso tecnológico urbanizador.

Em 1846, Thoreau recusou-se a pagar um imposto que o governo impôs para financiar a guerra no México, que ele considerou moralmente injusto e contrário aos princípios de liberdade, dignidade e igualdade dos Estados Unidos. Por isso, ele foi preso por uma noite e solto no dia seguinte quando, em meio a seus violentos protestos, sua tia pagou o imposto por ele. Com base nessa atitude de resistência, sua obra Desobediência Civil foi escrita, inspirando muitas lideranças do século XX.

Discutiram-se, no entanto, além de sua postura irônica com relação ao Estado, as apropriações de seu discurso pelo anarquismo individualista, deixando-se claro que, na verdade, Thoreau não assumia uma postura sistemática de adesão a uma corrente política particular.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo