fbpx

Think Tanks: o que você precisa saber para investir no Mercado de ideias

Print Friendly, PDF & Email

think-tanks-il

Nos últimos anos, no Brasil, verificou-se o surgimento de diversas instituições sem fins lucrativos cujo objetivo foi, além de atuar como “fiscais” da mídia e do governo, o de apresentar ideias alternativas à sociedade brasileira, que com a predominância estatal na esfera educacional foram praticamente censuradas na academia nacional.

O movimento em direção a atuação política por parte de indivíduos mais liberais (ou menos intervencionistas), como por exemplo o surgimento do Partido Novo e a restruturação do Partido Social Liberal, não é novidade e, na verdade, há 70 anos atrás, um britânico com este mesmo objetivo acabou sendo responsável pelo surgimento do primeiro Think Tank pró capitalismo laissez faire do planeta.

Foi em meados de 1945, quando Sir Antony Fisher leu o fenomenal trabalho de F.A. Hayek, O Caminho para Servidão e, profundamente impactado pela obra, entrou em contato com o professor para avisá-lo sobre sua decisão de entrar para a política com o objetivo de salvar a Inglaterra do socialismo.

Para a surpresa de Fisher, Hayek foi contrário a sua decisão, argumentando que alterar “clima” das ideias na sociedade era muito mais importante que uma atuação política isolada, mas precisamente Hayek disse: Evite os políticos e foque nos intelectuais com argumentos lógicos, a influência deles é que irá prevalecer.

Nesse sentido, com o objetivo de alterar a mentalidade da sociedade britânica, em 1955 surge o Institute for Economic Affairs – IEA, que mais tarde viria a ser fundamental para a implantação das medidas liberais durante a gestão de Margaret Thatcher.

Desde o surgimento do IEA, diversas instituições desse tipo foram surgindo pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos onde existem aproximadamente 2000 think tanks dedicados a espalhar os princípios da propriedade privada, livre mercado e liberdade individual.

Como, via de regra, essas entidades não aceitam receber recursos públicos e são financiadas somente pela generosidade privada, existe uma verdadeira competição por recursos e forma-se um vibrante mercado de ideias onde somente as melhores serão profundamente estudadas e possivelmente servirão de base para elaboração de propostas que podem vir a solucionar problemas reais que vivenciamos em nosso dia a dia.

Mais uma vez a dinâmica de mercado vem contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e o legado dos think tanks é prova disso, pois, atualmente existem institutos sendo convocados pela suprema corte americana como Amicus Curiae para subsidiar decisões daquele tribunal e outros financiaram estudos que hoje servem como base para o arranjo político do país como, por exemplo o Índice de Performance de Municípios, desenvolvido pelo Lithuanian Free Market Institute, que levou diversos governos locais a solicitar orientações sobre como melhorar seus desempenhos no ranking.

Foi com esse objetivo que o empresário, e intelectual Donald Stewart Jr. fundou, em 1983, o Instituto Liberal, um instituto de pesquisa independente, dedicado a, nas palavras de Milton Friedman, desenvolver soluções alternativas e mantê-las disponíveis até que o politicamente impossível se torne politicamente inevitável.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Gomides

Roberto Gomides

Presidente do Instituto Liberal

Pular para o conteúdo