fbpx

O que os liberais pensam sobre taxações abusivas?

Print Friendly, PDF & Email

Toda semana, quando abro os jornais, só leio sobre novas taxas. Taxas sobre isto, sobre aquilo. Com tanta taxa, você deve imaginar que um governo deveria estar arrecadando muito, mas, na verdade, o déficit deste ano é um tremendo absurdo. Foram 177 bilhões de reais em valores atualizados no começo da semana. Mesmo com o absurdo taxativo do governo que vem de um ano de superávit pela primeira vez em 8 anos.

Nesse sentido, podemos supor apenas uma coisa: o gasto governamental disparou a um valor tão alto que está simplesmente demolindo toda a arrecadação de um governo, a ponto de nem mesmo o abusivo aumento de taxas estar cobrindo os gastos.

Todos sabemos o que acontece com um governo que não fecha suas contas no azul, pois todos nós já passamos por esta fase: o governo entra em falência e gera crise econômica.

De modo geral, liberais são contrários aos aumentos de taxas excessivos de um governo, pois consideram que isso viola a liberdade econômica, desestimula a iniciativa privada, reduz a eficiência do mercado e gera distorções e injustiças – isso de Mises a Rawls, sem distinção de qual liberalismo se segue.

Portanto, na visão liberal, o governo brasileiro hoje é uma agressão ao liberalismo econômico de modo geral e uma bomba-relógio que dispara seu tic-tac rumo à falência estatal e uma nova crise econômica, capitaneada por receitas intervencionistas viciadas de sempre, permeadas de muita demagogia.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Liberalismo Brazuca

Liberalismo Brazuca

Perfil focado na exposição de ideias e debates liberais.

Pular para o conteúdo