fbpx

Também quero saber o segredo do pré-sal

Print Friendly, PDF & Email

*BERNARDO SANTORO

A última notícia da mídia para tentar desviar o povo brasileiro do seu grande problema atual (a inaptidão técnica e moral do governo brasileiro) é a suposta espionagem do governo americano sobre a Petrobras, com o intuito de descobrir qual seria a verdadeira extensão dos poços de petróleo na camada do pré-sal.

Nesse caso, eu digo ao americanos: vocês estão perdendo seu tempo! Nem o governo brasileiro sabe exatamente quanto de petróleo temos no pré-sal.

Toda a questão envolvendo o pré-sal é rodeado de obscuridade, com enorme quantidades de “se” e “talvez”.

Até hoje não se sabe o real tamanho das reservas. Falam-se em estimativas que destoam em quase 1000% umas das outras, ou seja, não há nenhuma segurança sobre o valor total dos bens.

E mesmo se houvesse um número definitivo do governo, ele não seria confiável. O governo brasileiro vendeu um campo seco de petróleo raso pro Eike Batista dizendo que tinha um lago de petróleo lá. Se o governo não mede com precisão um campo raso, que confiança se deve ter em um estudo sobre petróleo em campo profundo?

O que se tem de real é que a exploração do pré-sal é extremamente cara e perigosa e a tecnologia atual ainda não é plenamente eficiente.

A propaganda oficial do governo ainda fala que hoje se produz 300 mil barris por dia, com estimativa de produção de um milhão de barris até 2017, além de um investimento de mais de 50 bilhões de reais em um campo bastante especulativo. Será que o valor do preço do petróleo vai compensar tamanho investimento? É uma pergunta honesta em face aos avanços tecnológicos em novas fontes de energia.

Pautar a gestão financeira nacional em cima de um mercado tão incerto, como os congressistas fizeram na votação que destinou os royalties dessa extração para educação e saúde é algo que me traz particular temor, pois, se esta riqueza não se confirmar, pode servir de argumento para futuros aumentos de impostos, sob a alegação de se precisar cobrir rombos causados pelo gasto de recursos futuros que se mostrariam inexistentes.

Por isso, peço ao pessoal da NSA que mandem esse pedido pro Obama: se você descobrir alguma coisa do pré-sal do Brasil, me avise, por favor.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo