fbpx

Reformas estruturais no México

Print Friendly, PDF & Email
 LIGIA FILGUEIRAS *

Se o México quiser competir com outros países o escasso capital disponível nos próximos anos, conquistar novas fontes de investimento e incentivar os empresários a criar postos de trabalho mais formal, não tem outra escolha senão implantar reformas estruturais na área fiscal, trabalhista e na energética.

Esta é a proposta do economista e escritor Luis Pazos em seu novo livro “Reformas Estructurales“, publicado pela Editorial Planeta.

Entender em que consistem essas reformas, analisar se estão completas, que mudanças fundamentais envolvem, quais são os benefícios e quais os modelos econômicos de outros países que devem ser seguidos podem, segundo o autor, ajudar os mexicanos – especialmente os milhões de jovens que todos os anos tentam ingressar no mercado de trabalho – a tomar uma posição a favor das mudanças propostas.

Luiz Pazos analisa cada detalhe das reformas e explica com clareza o que devem conter para gerar mais competência, mais emprego e investimentos no País.

Se as propostas são claras, as dúvidas para o autor estão no campo político:

  • Será que os três partidos mexicanos vão apoiar a redução da taxa do imposto de renda?
  • O presidente Enrique Peña conseguirá levar os sindicatos – como o da PEMEX, a petrolífera estatal mexicana -, a apoiarem a quebra do monopólio e aceitar o investimento privado?
  • “Aprenderemos com os retrocessos na Espanha e Grécia e os avanços da Alemanha, China e Chile, para melhorar nossa legislação e gerar crescimento?”, conclui Pazos.

Além de economista, Pazos – formado pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey – é também advogado, pela Escuela Libre de Derecho. Fez estudos de Administração Pública na Universidade de Nova York e se especializou em Finanças Públicas, mestrado e doutorado pela Faculdade de Direito da UNAM. Recebeu o título Doutor Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Francisco Marroquín, na Guatemala, de onde é Professor Emérito.

Entre os mais recentes dos 39 livros publicados por Pazos estão: Los dueños de Pemex, El derecho como base del crecimiento económico e La crisis y cómo librarla. O Instituto Liberal publicou “O reizinho populista“.

Reformas Estructurales pode ser adquirido no site da editora.

* JORNALISTA

 

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo