fbpx

Quando a ficção é real e o real é ficção

Print Friendly, PDF & Email

JOSÉ L. CARVALHO*

Governo afasta cúpula do Ministério dos Transportes após denúncias

O governo federal determinou, neste sábado, o afastamento dos principais dirigentes do Ministério dos Transportes. A decisão foi tomada após denúncias de superfaturamento em obras públicas apontadas em reportagem na última edição da revista “Veja”. … O ministro [Alfredo Nascimento] continuará no cargo. Nascimento também aproveitou para negar qualquer envolvimento ou conivência com o caso, e informou que vai abrir na segunda-feira uma sindicância para investigar as denúncias, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a reportagem, a presidente Dilma Rousseff se reuniu dia 24 de junho com representantes do Ministério dos Transportes … “Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta. Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”, teria dito Dilma, na reunião.

A manchete dessa notícia é uma ficção uma vez que o Ministro não foi afastado e tão pouco afastou-se do cargo. Por coincidência, após ter lido essa notícia, li um e-mail de um amigo contendo a seguinte citação:

Orçamento deve ser equilibrado, o tesouro deve ser reabastecido, a dívida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada, e ajuda a outros países deve ser eliminada para que Roma não vá à falência. As pessoas devem aprender novamente a trabalhar, em vez de viver à custa do Estado.

Trecho de discurso do Senador Romano Marcus Tullius Cícero, no ano de 55 A.C.

Embora muito atual, e se ajustando como uma luva aos últimos anos que estamos vivendo na República Brasil, a citação não consta de qualquer documento escrito por Cícero ou de qualquer outro documento histórico sobre o eminente Senador Romano. Em 20 de abril de 1971, John H. Collins, professor de história da Northen Illinois University, em carta ao periódico The Chicago Tribune, esclareceu que tal citação consta do livro A Pillar of Iron (p.483) de Taylor Caldwell (Janet Miriam Holland Taylor Caldwell), uma obra de ficção sobre a vida de Cícero.

A informação veiculada na notícia sobre a reação da Presidente Dilma aos descalabros no Ministério dos Transportes suscita respostas a, pelo menos, três perguntas. Se um Ministro de Estado precisa de três babás, não seria o caso de se admitir que a escolha para ocupar o cargo recaiu sobre a pessoa errada? Se seus assessores de confiança estão sob suspeita e foram afastados, não seria o caso de afastar o Ministro que os escolheu? O tratamento dispensado pela Presidente ao Sr. Ministro não deveria levá-lo a demitir-se? As respostas a essas três perguntas são uma só: SIM! Os fatos são contrários à lógica e aos bons costumes e, embora pareça, não se trata de ficção. Contrariamente às prometidas apurações que parecem e são realmente ficções.

Ainda que a citação atribuída a Cícero seja ficção, ela se aplica claramente ao presente caso no que se refere ao orçamento público e à arrogância dos funcionários públicos. Que as pessoas devem aprender novamente a trabalhar, em vez de viver à custa do Estado se aplica a uma vasta parcela de Brasileiros, em especial aos empresários-ficção que têm se desenvolvido nessa nossa Pindorama à custa do Estado, graças à ficção da manutenção do emprego do pacato cidadão por meio do protecionismo e nacionalismo econômicos.

*VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Leia em Publicações do IL:

Patrimonialismo na Literatura Latino-Americana

Autor: Ricardo Vélez Rodríguez

Pags: 263

Estudar o homem latino-americano com as crenças que balizam a construção do Estado, essa é a finalidade de ‘Patrimonialismo na Literatura Latino-Americana’.

A história dos países ibero-americanos é fruto dessa tendência secular, herdada dos colonizadores ibéricos, a enxergar o Estado como bem de família. A onda populista que varre o Continente é variante dessa tendência que leva a confundir público com privado.

Saiba mais.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo