fbpx

Procurador só de primeira classe

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

Procuradores de luxo só aceitam primeira classe

Patrimonialismo é um conceito muito difundido na prática pública brasileira e pouco discutida. Seria a confusão entre os bens públicos e privados feitos pelo governante, de forma que ele usa o bem público como se dele fosse e gasta sem nenhum pudor ou consideração pela população que efetivamente banca os custos do uso do bem.

Um claro episódio de patrimonialismo ocorreu nesta semana, no primeiro dia após a posse do novo Procurador Geral da República, chefe do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot. Ele garantiu a seus colegas de carreira o direito de viajar ao exterior em classe executiva, espaço com mais conforto aos passageiros nas aeronaves, diferenciando os procuradores dos demais servidores do órgão, que viajarão de classe econômica.

A frase mais engraçada foi do Sub-Procurador Brasilino Santos, ao comparar a situação de um procurador com a de um ministro de estado: “ou é Procurador da República ou é descamisado. Tem que separar as coisas”.

Será que o problema não está no fato de ministros de estado também usarem e abusarem do dinheiro público? Qual o problema dessa gente andar de classe econômica? Isso não é demérito nenhum. Praticamente todas as pessoas no Brasil andam de classe econômica. E governantes estrangeiros realmente conscienciosos do custo da máquina pública dão exemplo de corte de gastos, especialmente numa época econômica tão ruim.

Essa frase do sub-Procurador me lembra até a velha frase “calça de veludo ou bundinha de fora”.

Calças jeans também tem seu charme e não são tão caras

E fica a questão: se o Ministério Público Federal, que era o depositário da confiança pública para fiscalizar e manter a ordem no governo, trata o dinheiro público dessa maneira, que moral terá para investigar abusos patrimonialistas dos poderes executivo, legislativo e judiciário?

O Brasil foi às ruas para defender o direito do MP de investigar abusos com dinheiro público. Estamos fazendo isso errado.

No final das contas, o excesso de dinheiro público contamina a todos e não salva ninguém.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo