fbpx

Sonhar como Ícaro ou aceitar a vida como ela é

Print Friendly, PDF & Email

Voar voar, subir, subir […]”, o trecho da música, interpretada por Biafra, é inspirado em uma passagem da mitologia grega, que relata a busca de Ícaro para se livrar do aprisionamento em um labirinto. Ele e seu pai Dédalo foram aprisionados pelo rei Minos após desobedecerem a suas ordens. Para fugir, Ícaro e seu pai inovaram usando asas coladas ao corpo com cera. Então, Ícaro voou tão alto que conseguiu sair do labirinto e, sentindo-se tão estonteante com a sensação de liberdade, chegou próximo demais do sol.

Apesar de a história de Ícaro não ter um final feliz, ela nos inspira a refletir sobre a sensação de liberdade que o assolou. Sobre como nós podemos, assim como ele, protagonizar as nossas histórias, em busca da nossa liberdade, ao invés de esperarmos que decidam por nós.

A todos que já experimentaram a sensação de liberdade, assim como Ícaro, a partir do momento em que sofrem uma privação, se sentem extremamente incomodados, seja através de amarras sociais, profissionais, de relacionamentos, que às vezes passam imperceptíveis. A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, as consequências de suas existências passam a nos trazer efeitos colaterais: desmotivação no trabalho, dificuldades em empreender, brigas e estresse nos relacionamentos. Com certeza, não são fatores que levam a querer continuar ali, pois é natural do ser humano almejar sempre o melhor para si, como diz Ludwig Von Mises em Ação Humana.

Assim, esses fatores nos devem inspirar a sonhar e buscar aquilo que realmente importa e nos faz bem. A liberdade inspira a seguir adiante, em busca dos sonhos, em busca de um propósito e de algo que realmente faça sentido.

A expressão da música – “voa, voar” – nos remete ao voo de um pássaro que é livre para seguir em diversas direções. Portanto, seja como Ícaro ou como um pássaro; liberdade significa guiar nossos próprios caminhos, fazendo nossas próprias escolhas, na busca daquilo que é melhor para nós.

Visto que a liberdade inspira a dar um passo à frente, a fazer aquilo que queremos fazer, a buscar o que é melhor, a inovar, a empreender, a não esperar acontecer, é esse entusiasmo, mesclado com o prazer, que inspira cada vez mais a querer mais. A liberdade é a premissa para correr atrás dos sonhos. Ser livre é inspirador e nos permite sonhar a ser quem a gente é.

*Rachel Carminati é colaboradora no site Instituto Líderes do Amanhã. 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo