fbpx

Paixão por Economia

Print Friendly, PDF & Email

THE INDEPENDENT INSTITUTE *

A paixão do professor pela matéria que ensina é, quase sempre, a fonte de inspiração do aluno. Peter J. Boettke consegue passar essa paixão em Living Economics: Yesterday, Today, and Tomorrow [Economia viva: ontem hoje e amanhã].

No livro, Boettke mostra como a economia afeta todas as esferas da vida, seja no mercado, na cabine de votação, na igreja, na família ou em qualquer atividade humana. O Professor da George Mason University acredita que a economia não é simplesmente um jogo para ser jogado por profissionais inteligentes, mas uma disciplina que aborda as questões práticas mais prementes em qualquer conjuntura histórica. A riqueza e a pobreza das nações estão em jogo; o tempo e a qualidade de vida giram em torno das condições econômicas que os indivíduos estão vivendo.

A Economia propicia uma estrutura poderosa para a compreensão do que se passa no mercado, na cabine de votação, na família, na comunidade e em quaisquer outras esferas da atividade social; na verdade, a aplicação (ou má aplicação) dos seus princípios molda o destino das nações. Assim, ensinar e aprender Economia são empreendimentos da mais alta importância.

Living Economics nos apresenta grandes pensadores: de Smith, Say e Bastiat da Escola Clássica, aos estudiosos neoclássicos e austríacos (Menger, Mises, Hayek, Kirzner e Rothbard), aos subsequentes Novos economistas Institucionais (Alchian, Coase, Demsetz, North, Ostrom e Williamson) e aos teóricos da Escolha Pública (Buchanan, Tullock e outros). O livro é envolvente, bem fundamentado e uma leitura obrigatória para economistas, estudantes e todos que desejam compreender melhor a economia.

O lançamento é do The Independent Institute, think tank liberal americano com base em Oakland, CA e Washington, D.C.

Leia o resumo completo em inglês aqui.

 

*Tradução/adaptação LIGIA FILGUEIRAS.
Fonte da imagem: The Independent Institute

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo