fbpx

O responsável pelo atentado foi o terrorista ou o caminhão?

Print Friendly, PDF & Email

atentado-terrorista

Na famosa franquia de 1984 da Hasbro, Transformers, dois grupos de robôs alienígenas do planetaCybertron, os Autobots e os Decepticons, se enfrentam em uma guerra que acaba chegando ao planeta Terra. A marca já rendeu bonecos, desenhos animados e uma série de filmes barulhentos e visualmente esfuziantes sob a batuta de Michael Bay. Os robôs se transformam em veículos como os que temos em nosso mundo para se disfarçar. O líder dos Autobots, o nobre e justo Optimus Prime, se metamorfoseia em um potente e colorido caminhão.

Como se costuma dizer que a vida imita a ficção, versões malignas de Optimus Prime parecem estar agindo na Terra com o propósito misterioso de provocar atentados terroristas. Os únicos que sabem disso e transmitem a informação ao público em geral são os nossos jornalistas. Senão vejamos: no dia 19 de dezembro passado, segundo o G1, um caminhão invadiu uma feira de Natal em Berlim, deixando mortos e feridos. Ao menos é o que se depreende da manchete, onde se lê “caminhão invade feira”. Já neste começo de ano, segundo outra manchete, um caminhão atropelou pedestres e deixou pelo menos 4 mortos em Israel. “É apenas uma figura de linguagem”, poderão argumentar. Suponhamos que eu concorde com essa justificativa; a cada vez fica parecendo mais nítido que o que se fala sobre o esforço pela “objetividade” na reportagem dos fatos em um noticiário nas faculdades de Jornalismo passa perto da balela. Que tipo de esforço de “objetividade” há por parte de quem usa figuras de linguagem em uma manchete de uma notícia sobre um ATENTADO TERRORISTA?

Generosamente concedendo aos nossos jornalistas o benefício da dúvida e assentindo em que esse uso vocabular questionável pode não ter motivações perniciosas, só nos resta levantar outro fato para analisar o problema: a fuga da realidade, para eles, já se tornou automática a tal ponto que se naturalizou nos seus textos. É de praxe; diante da manifestação mais cruenta e palpável do mal sobre a Terra, a mentalidade de esquerda, que predomina na mão-de-obra dos nossos veículos de comunicação, é imediatamente escapista. Execução a tiros de jovens e crianças em escolas nos Estados Unidos ou no Brasil? A culpa é das malditas armas, esses revólveres malignos, ou até das facas – como sugeriram lideranças políticas do Rio de Janeiro ao pretender proibir as “armas brancas”. Criminalidade? A culpa é da “pobreza”, da “cor da pele”, da “classe social”. TERRORISTAS ISLÂMICOS provocam atentados no coração da Europa e em Israel? A culpa é dos Transformers. Quando não temos objetos como culpados, temos abstrações da verborragia etérea dos socialistas e dos relativistas morais pós-modernos; quando não temos abstrações, então ficamos com os revólveres, facas e caminhões.

Enquanto os jornais e as grandes vozes viverem dentro de um filme de Michael Bay, a realidade continuará se amontoando em sangue, sem que as raízes do problema e os verdadeiros criminosos sejam apontados. Diferentemente do que ocorre na ficção, em nosso mundo, o mal moral é exclusividade dos seres humanos; é para eles que devemos apontar. Atacando o imponderável, só atingiremos o imponderável, e viveremos presos a uma doce e progressista ilusão. Já a realidade, esta não terá paciência no aguardo do nosso despertar…

Nota: Artigo publicado originalmente com o título “O Ataque dos Caminhões Assassinos” no site Sentinela Lacerdista

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo